O Partido Comunista dos Povos da Espanha, em nota publicada em seu site oficial em 19 de dezembro de 2011, presta sua condolência ao povo norte-coreano e ao Partido do Trabalho da Coréia pelo falecimento do camarada Kim Jong Il:
Mensagem de condolências do PCPE pelo falecimento do camarada Kim Jong Il, Secretário Geral do Partido do Trabalho da Coréia e Presidente da Comissão Nacional de Defesa da RPDC
Aos camaradas do Partido do Trabalho da Coréia, ao povo da República Popular Democrática da Coréia:
Em nome do Comitê Central do Partido Comunista dos Povos da Espanha, quero transmitir o nosso mais sentido pesar e nossas profundas condolências pelo falecimento do camarada Kim Jong Il, Secretário Geral do irmão Partido do Trabalho da Coréia e Presidente da Comissão de Defesa Nacional.
Os comunistas da Espanha, junto com todos os revolucionários e revolucionárias do mundo, transmitem ao povo coreano e ao seu Partido nosso apoio e solidariedade frente a este trágico acontecimento.
Recordaremos ao camarada Kim Jong Il como o dirigente que dedicou todos os seus esforços para defender e desenvolver o processo de construção socialista na República Popular Democrática da Coréia assim como avançar na reunificação do país dividido após a intervenção imperialista e a guerra posterior.
São nesses momentos quando muito especialmente queremos mostrar toda nossa solidariedade e apoio fraternal, visto que as potencias imperialistas, aproveitando o falecimento do camarada Kim Jong Il, aproveitaram a oportunidade para intensificar a campanha anticomunista, dirigida não somente contra a RPDC, mas contra todos os comunistas do mundo.
Camaradas, o PCPE apoia firmemente o processo de construção socialista coreano e rechaça todo tipo de ingerências externas nos assuntos de um país que é exemplo de dignidade e independência frente aos ataques do imperialismo.
Aproveitamos para reiterar nosso mais sentido pesar e rogamos que transmitam nossas condolências à família do camarada Kim Jong Il.
Viva à República Popular Democrática da Coréia!
Camarada Kim Jong Il, presente!