domingo, 9 de setembro de 2018

A realidade não contada da República Popular Democrática da Coreia


Como é possível, eu me pergunto, que milhares de crianças da República Popular Democrática da Coreia desfrutem alegremente do Acampamento Internacional Songdowon, onde são confundidas com lindas flores em meio a um clima de amor e paz.

Ou será que esta é apenas uma das muitas realidades ignoradas em uma comunidade internacional acostumados a receber tal notícia do país asiático, os epítetos de "país fechado", "pessoas famintas", "falta de democracia", "desrespeito direitos humanos "e muitos outros.

A melhor resposta para tantas infâmias poderia ser dada por um desses menores: “De fato, parece-me que estou sonhando. Aqui, no acampamento eu não sei como um dia passa e outro sobe. Sinto-me feliz dia e noite e não tenho vontade de dormir. A cama, o colchão e até o papel grudado na parede do quarto são tão fantásticos que adormecemos sem nem percebermos. " (Ri Jong Ung, aluno da Escola Secundária Kyong-am No.1, cidade de Sariwon, província de North Hwanghae).

E é que nas últimas sete décadas desde a fundação do país, milhões de informações mal intencionadas, notícias falsas de todos os tipos, bloqueio econômico e comercial por parte de vários governos dos Estados Unidos e provocações militares, marcaram a diretriz da mídia de se referir à Coreia Democrática, aquela imagem construída pela mentira, está avançando em seu caminho de desenvolvimento socialista, democrático e social e econômico de grande valor.

Em relação a essa Coreia que geralmente não conhecemos muito, existe outra realidade, a única possível para que ela possa celebrar, neste 9 de setembro, 70 anos de independência, com resultados reais para a população, e contribuição internacional, com seu exemplo de resistência como pautas que, não manipuladas, devem ser esquecidas.

É bem possível que a opinião pública internacional desconheça que, na República Popular Democrática da Coreia, cada cidadão com mais de 17 anos tem o direito de eleger e ser eleito, sem distinção de sexo, nacionalidade, profissão, educação, afiliação política, ponto de vista político ou crença religiosa.

Ou que hoje, dos deputados à Assembleia Legislativa da Assembleia Popular Suprema (Parlamento) eleitos em março passado, 12,7% são trabalhadores, 11,1% agricultores cooperativos e 16,3% mulheres, que são, digamos, índices que mostram em que nível os direitos políticos são assegurados aos cidadãos.

Não seria inútil recordar que, apesar de Pyongyang, que desde 2006 foi sancionada financeiramente 16 vezes a pedido dos Estados Unidos, ter registado um crescimento de 3,9% em 2016, o mais elevado das últimas duas décadas.

Indicadores como as exportações de minérios, o desemprego, a inflação e a balança comercial se mantiveram relativamente estáveis ​​nos últimos cinco anos, segundo um comunicado da BBC Mundo.

Os dados fornecidos pelo Banco da Coreia do Sul (Bok) mostram o crescimento conjunto da agricultura, pescas e silvicultura (+ 2,5%), mineração (+ 8,4%) e o setor de produção de energia a gás, eletricidade e água (+ 22,7%).

Destaca-se, no que diz respeito à educação, o fato de a educação geral ser obrigatória até o 12º ano e completamente gratuita.

Os cidadãos como um todo têm garantia de assistência médica. Dos idosos, deficientes e crianças órfãs, o Estado cuida com responsabilidade. No caso das mulheres, elas gozam de direitos semelhantes aos dos homens, além de benefícios adicionais antes e depois do parto.
No ano passado, a taxa de desemprego norte-coreana ficou em 4,3% e só mudou 0,2% na última década, segundo estatísticas do Banco Mundial.

81% das exportações da Coreia do Norte vão para a China, e dessa nação recebe 84% das importações. O setor de energia é fundamental no comércio entre as duas nações.

O Bok registrou um aumento de 8,4% no setor de mineração norte-coreano, principalmente devido à extração de carvão, chumbo e zinco.

No Relatório ao Sexto Congresso do Partido Trabalhista da Coreia, seu presidente Kim Jong Un, observou que mais de 320.000 hectares de terra foram preparados para o desenvolvimento agrícola, e para o mesmo propósito os canais de irrigação são construídos para mais de 10 mil quilômetros.

No mesmo sentido, referiu-se aos avanços no campo da saúde que, além de ser livre, tem um desenvolvimento científico e uma rede de serviços de telemedicina que atinge todo o país.

Razões, mais do que suficientes, para a República Democrática Popular da Coreia celebrar seu 70º aniversário como uma nação independente comprometida com seu presente e futuro.

No contexto
A Coreia do Norte foi criada em 9 de setembro de 1948 pelo líder histórico deste país, Kim Il Sung, logo após a derrota das forças invasoras e ocupantes do Japão, em 1945. Tem uma população etnicamente homogênea, acredita-se que eles descendem de um único tronco racial, que se fundiu com populações indígenas de migrações despertadas por guerras e invasões. A economia coreana baseia-se na propriedade socialista dos meios de produção, que é desenvolvida com recursos e tecnologia próprios. A educação visa proporcionar às pessoas valores político-ideológicos, capacidade criativa, qualidades morais nobres e forte constituição física. A ciência e a tecnologia são globais e desempenham o papel principal para o rápido desenvolvimento da economia, defesa nacional, cultura e outros setores.

Do Granma