quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Coreias marcharão juntas na abertura dos Jogos de Inverno


A República da Coreia e a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) concordaram hoje em marchar juntas sob a bandeira da Unificação Coreana na cerimônia inaugural dos Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018.

Ao mesmo tempo decidiram enviar uma equipe conjunta de hóquei sobre gelo feminino, após uma reunião entre servidores públicos das duas Coreias na aldeia fronteiriça de Panmunjom para discutir a participação da RPDC nos jogos de inverno que terão lugar em fevereiro próximo.

A RPDC enviará uma equipe de animadoras e outro de demonstração de taekwondo de 230 e 30 integrantes, respectivamente, de acordo com um comunicado conjunto.

Em relação às Paralimpiadas de PyeongChang, enviará uma delegação de 150 membros, incluídos atletas, destaca a agência de notícias Yonhap.

Também celebrarão um evento cultural conjunto no monte Kumgang, na costa leste da Coreira Democrática, antes da cerimônia de abertura dos Jogos de Inverno, e realizar treinamentos conjuntos entre os atletas de esqui na estação para essa disciplina em Masikryong, no Norte.

As partes chegaram ao acordo conceituado histórico no contexto da tensão há vários anos entre as duas nações.

Espera-se que o resultado dos diálogos da quarta-feira seja discutido na reunião do Comitê Olímpico Internacional com servidores públicos das duas Coreas programada para o sábado em Lausana, Suíça, destaca Yonhap.

Da Prensa Latina