domingo, 14 de janeiro de 2018

RPDC e Coreia do Sul efetuarão novo diálogo sobre PyeongChang-2018


A República Popular Democrática de Coreia (RPDC) acertou novo diálogo com a Coreia do Sul para especificar a participação de sua delegação às Olimpíadas de Inverno 2018.

O encontro acontecerá na segunda-feira no edifício Tongilgak da região fronteiriça de Panmunjom e congregará a altos servidores públicos do setor da cultura, confirmou o ministério sul-coreano de Unificação.

As partes analisarão o envio de um grupo de artistas norte-coreanos aos Jogos, que terão lugar em PyeongChang do 9 ao 25 de fevereiro.

Pyongyang aceitou assim a proposta feita ontem por Seul para sustentar práticas bilaterais dantes de se reunir no dia 20 com o Comitê Olímpico Internacional em Laussanne, Suíça, onde devem ajustar os detalhe finais da participação norte-coreana no evento esportivo.

A RPDC espera mandar uma representação dentre 400 e 500 pessoas a PyeongChang 2018. Essa cifra incluirá a altos servidores públicos, atletas e torcedores proposta na terça-feira passada durante o primeiro diálogo intercoreano celebrado em dois anos.

Os dois estados conversaram em Panmunjom, quase uma semana depois que o líder norte-coreano, Kim Jong Un, anunciou a disposição de enviar esportistas de seu país à competição internacional.

Desde então, Seul e Pyongyang reativaram um canal de comunicação no mencionado lugar, efetuaram as práticas com resultados positivos e reabriram uma linha militar direta interrompida em 2016.

Ademais, lembraram analisar em futuros encontros outros temas de interesse bilateral, como a reunificação das famílias separadas pela guerra na década de 1950 e a questão militar.

Da Prensa Latina