terça-feira, 6 de março de 2012

China destaca avanços nas conversações entre RPDC e EUA


O Ministro de Relações Exteriores, Yang Jiechi, responde a perguntas numa conferência de imprensa
na Quinta Sessão do XI Congresso Nacional do Povo, em Beijing, China.

Beijing, 6 de março (Xinhua) – A China saudou os progressos recentes nas conversas entre a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) e os Estados Unidos na questão nuclear da Península Coreana, diz o Ministro de Relações Exteriores da China, Yang Jiechi.

Yang deu depoimentos na conferência de imprensa da sessão anual do Congresso Nacional do Povo, órgão máximo de poder da República Popular da China.

As conversações das seis partes (China, Rússia, RPD da Coreia, EUA, Japão e Coreia do Sul) tornaram-se um mecanismo efetivo e uma importante plataforma para discutir e resolver questões relacionadas à Península Coreana, disse Yang.

“Acredito que, recentemente, houveram ações positivas e diversas partes se esforçaram para melhorar as interações e os contatos”, disse ele.

“Esperamos que todas as partes envolvidas se unam com sabedoria, superem as divergências e trabalhem juntas para terem um papel construtivo no avanço das conversações das seis partes, conquistarem a desnuclearização da Península Coreana e a paz no nordeste asiático”, disse Yang.

Ele disse que o líder chinês estará presente na segunda reunião nuclear desse mês, em Seoul, e espera-se que se proponham novas medidas para melhorar a segurança na Península Coreana.


Da Redação, com People's Daily.