segunda-feira, 6 de junho de 2016

RPDC condena manobras dos EUA para isolá-la e bloqueá-la


No último dia 1º, o Departamento de Finanças dos EUA, publicou que designará oficialmente a República Popular Democrática da Coreia como “jurisdição de principal preocupação de lavagem de dinheiro” e elaborará os regulamentos de medidas especiais para isolá-la mais no sistema financeiro internacional.

O porta-voz do Comitê Nacional de Coordenação da RPDC sobre combate de lavagem de dinheiro e financiamento do Terrorismo, em uma declaração no dia 4, condenou e rechaçou categoricamente a conduta dos EUA, qualificando-se como outro crime ilegal que viola a soberania e o direito à subsistência da RPDC e continuou:

A dita definição dos EUA, fracassado em conseguir seu objetivo mediante a injusta “resolução de sanções” da ONU, persegue o astuto propósito de fabricar sanções por separado e adicionais violando cruelmente a Carta da ONU e a lei internacional para remediar os defeitos da “resolução de sanções” da ONU e realizar o bloqueio total contra a RPDC.

O império demanda aos países vizinhos da RPDC exercer mais pressão sobre esta, alardeando a “execução” das sanções”, mas não nos preocupamos com esta bobagem.

Tampouco é surpreendente o método habitual dos EUA que tenta rotularmos como “país de proliferação nuclear”, “país violador de direitos humanos” e inclusive “país de lavagem de dinheiro”.

O mundo deve conhecer bem e tratar com vigilância as vis manobras dos EUA, opostas ao fato de que a RPDC e a Força Encarregada de Ação Financeira colaboram no setor de prevenção de lavagem de dinheiro e de financiamento do terrorismo.

Partindo da posição consequente contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo, a RPDC estabeleceu o ordenado sistema estatal organizando a Direção do Controle Financeiro e da Direção de Informação Financeira para prevenção da lavagem de dinheiro conforme a regra internacional, aprovou a lei contra lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo e segue colaborando com a organização internacional ingressando na Convenção Internacional sobre a Supressão do Financiamento do Terrorismo.

É um grande equívoco se os Estados Unidos pensam que podem conseguir seu maléfico propósito político mediante a classificação da RPDC como “jurisdição de principal preocupação de lavagem de dinheiro”.

Por muito que se desespere, os EUA nunca poderão impedir o avanço da RPDC que constrói a potência socialista com o inquebrantável poderio militar e o espírito indobrável de auto fortalecimento.

Da KCNA