quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Kim Jong-il é reeleito secretário-geral do PTC da Coreia


Delegados do Partido do Trabalho da Coreia estão reunidos em Pongyang desde a tarde desta terça-feira (27), participando de uma conferência que deve modificar quadros do partido. De acordo com a Agência de Notícias Central da Coreia (KCNA), Kim Jong-Il foi reeleito secretário-geral do PTC.
 
Esta é a reunião partidária mais importante em 30 anos. Além de reeleger Kim Jong-il para o cargo de secretário-geral, a conferência referendou o nome de 39 novos generais das Forças Armadas, seis deles de quatro estrelas, entre os quais Kim Jong-un, filho mais novo do líder coreano.

A conferência do PTC, qualificada de histórica pela KCNA, estava prevista em um primeiro momento para o início de setembro.

Segundo os estatutos do partido, os delegados do partido podem debater e decidir a linha, as políticas e as modificações de pessoas e cargos do partido durante uma conferência como a que está sendo realizada.

A última reunião dos dirigentes do PTC acontecera em 1980 e teve como pauta principal a escolha de Kim Jong-Il para o posto do antigo secretário-geral do país, Kim Il-Sung, fundador da Coreia Democrática, que faleceu em 1994.

Mês de outubro

A reunião se dá às vésperas do mês de outubro, que é muito importante no calendário da República Popular Democrática da Coreia. O dia 8 de outubro de 1997 marca o dia em que o dirigente Kim Jong Il foi eleito secretário-geral do PTC, em 1997.

Após a morte de Kim Il Sung, em julho de 1994, Kim Jong Il publicou uma obra intitulada "O Partido do Trabalho da Coreia é o partido do grande líder camarada Kim Il Sung", por ocasião do 50º aniversário da fundação do PTC.

Também aprofundou e desenvolveu a idéia de Kim Il Sung, de dar importância aos assuntos militares e às armas, de acordo com as necessidades da época e do desenvolvimento da revolução, e prepara o terreno para a construção de uma grande potência socialista, mesmo em meio às péssimas condições internacionais surgidas a partir da segunda parte da década 1990.

Em 10 de outubro de 1945 Kim Il Sung funda o PTC, um acontecimento importante que aprofunda e desenvolve a revolução coreana.

Sob a liderança do PTC, o Estado-Maior da Revolução Coreana e as forças orientadoras da sociedade, o povo coreano construiu um Estado popular genuíno pela primeira vez em sua história de cinco mil anos, estabelecendo um regime socialista centrado nas massas populares.

Também tornou o seu país, que tinha sido uma colônia agrícola e atrasada, em uma nação socialista equipada com uma economia fundamentada e sólida, industrializada e independente, no espaço de tempo de 14 anos.

Sob a liderança do PTC, a Coreia se tornou uma potência independente, com enorme poder político-militar, servindo atualmente como um bastião da luta anti-imperialista.

O dia 17 de outubro é o dia da fundação da União para Derrotar o Imperialismo(UDI), movimento que dá origem mais tarde ao PTC. Em 2010 comemora-se o 84º ano de sua fundação

Fundada pelo presidente Kim Il Sung em 1926, a UDI era um novo tipo de organização política composta por jovens que aspiravam ao socialismo para realizar a libertação nacional e de classe, com os ideais de independência, soberania e anti-imperialismo.

Da redação, com agências


Fonte: Portal Vermelho