quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Estados Unidos e Coréia do Sul farão novas manobras militares e ameaçam a paz na Península

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul definiram nesta quarta-feira (24) a realização, no próximo domingo, de mais manobras militares, em nova provocação após a troca de tiros ocorrida na terça-feira entre os dois lados da Península Coreana.


O anúncio da nova provocação aconteceu depois de uma uma conversa telefônica entre os presidentes Barack Obama e Lee Myung-bak. As manobras serão realizadas durante quatro dias no Mar Amarelo e contarão com a participação do porta-aviões nuclear americano George Washington, segundo detalharam as fontes oficiais sul-coreanas depois do contato entre Lee e Obama.

Segundo fontes militares americanas, a nova provocação foi anunciada à China, que no passado criticou os exercícios militares de EUA e Coreia do Sul nesta tensa zona marítima, próxima à costa chinesa. As forças americanas também planejam enviar pelo menos quatro navios de guerra para as operações militares, que serão realizadas em águas consideradas norte-coreanas pelo governo da República Popular Democrática da Coreia.

O governo sul-coreano admitiu que havia efetuado disparos em direção ao oeste da ilha de Yeonpyeong. O problema é que há uma disputa entre as duas Coreias sobre as fronteiras no Mar Amarelo. A RPDC considera que a ilha está em seu mar territorial, portanto qualquer disparo efetuado nestas águas é tomado como aberta provocação.

 
FONTE: PORTAL VERMELHO