domingo, 11 de março de 2018

Para tornar realidade o desejo dos camponeses: a reforma agrária na RPDC


Passaram-se 72 anos desde que o grande Líder camarada Kim Il Sung promulgou a histórica "Lei da Reforma Agrária na Coreia do Norte".

Fazer seus cultivos em sua própria terra era um desejo secular dos camponeses coreanos

Logo após a libertação da pátria (15 de agosto de 1945), o estado da propriedade da terra era péssimo. Um punhado de latifundiários que representava 4% da população rural controlava o 58,2 % de todas as terras cultiváveis, enquanto o 56,7 % da população camponesa, possuía apenas 5,4 % de terras.

Para emancipar os camponeses que constituíam a maioria absoluta da população da exploração e opressão dos latifundiários e agitá-los para construção de uma nova pátria, era indispensável resolver o problema da terra.

Sob a base do programa da reforma agrária apresentado na base guerrilheira liberada durante a Luta Armada Anti-Japonesa e a experiência adquirida em sua prática, o grande Líder lançou o lema "A terra para os camponeses que trabalham!".

Na Resolução enquanto ao Problema da Terra aprovada em 16 de outubro de 1945 na primeira Reunião Ampliada do Comitê Executivo do Comitê Central Organizador do Partido Comunista da Coreia do Norte, elucidou todos os pormenores referentes a solução do problema da terra, entre outros os objetivos de confiscação da terra e o trato sobre elas, o regulamento sobre a distribuição da terra e o pagamento de três décimos da colheita ao dono da terra. Logo, visitou várias localidades, entre outras o distrito de Taedong da província de Phyongan Sul, e se interessou em conhecer em detalhes a situação do campo e a exigência dos camponeses pela terra e amadureceu o pensamento enquanto aos objetivos de sua confiscação, o método de distribuição e a vida para abolir el sistema de arrendamento.

Baseado nestes preparativos, em 4 de março de 1946 convocou a 5ª Reunião Ampliada do Comitê Executivo do Comitê Central Organizador do PCCN, em que explicou claramente suas ideias sobre a aplicação da reforma agrária e no dia 5 do mesmo mês publicou a" Lei da Reforma Agraria na Coreia do Norte".

Uma vez publicada esta lei de abolir o sistema de propriedade de terras dos japoneses e latifundiários coreanos e de arrendamento e de distribuir gratuitamente gratuitamente aos camponeses as terras confiscadas de graça, desfrutou de um absoluto apoio dos habitantes de diversos setores.

O Líder, ao aplicar a reforma agraria, traçou a política classista de se apoiar firmemente nos trabalhadores do campo e camponeses pobres, se aliar aos camponeses médios e isolar os ricos.

E orientou a organizar 11 500 comitês rurais integrados por camponeses pobres, para que se encarregassem de todas as tarefas para aplicar em prática a Lei de Reforma Agrária. Ademais, enviou ao campo grupos de ajuda constituídos por estudantes e trabalhadores para apoiar o trabalho dos ditos comitês.

Assim mesmo, promulgou a Lei sobre medidas provisórias para sua aplicação, fortaleceu a função ditatorial do Poder popular (ditadura do proletário) e visitou os distritos de Taedong e Kangso da província Phyongan Sul e outras regiões para corrigir desvios em sua aplicação.

Em virtude dele, a reforma agrária na Coreia foi cumprida em um curto tempo, ou seja, um pouco menos que um mês.

Foram confiscadas sem compensação mais de um milhões de hectares de terra, de propriedade do imperialismo japonês e latifundiários, as quais se repartiram gratuitamente entre as mais de 720 mil famílias campesinas ou se quase nenhuma terra.

Ao aplicar a reforma agrária, foram eliminadas as relações feudais de propriedade de terra e exploração que perduravam a milhares de anos na Coreia e o campesinato, tornou-se dono da terra e do país, poderia então contribuir de modo ativo na construção de uma nova pátria com os esforços pelo aumento da produção de cereais e a campanha patriótica de entrega de cereais ao Estado.

Hoje em dia, os trabalhadores agrícolas da Coreia socialista recordam com grande respeito ao grande Líder que realizou o desejo secular dos camponeses por terra e tornou dinâmico o trabalho agrícola com ardente determinação de alcançar uma elevada meta de produção de cereais e impulsionar a construção de uma potência socialista.

Da página do Facebook "A Verdadeira Coreia Popular"