segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

RPDC aberta ao diálogo com EUA, Coreia do Sul apoia


A República Popular Democrática da Coreia (RPDC) afirmou hoje que está disposta a se sentar em uma mesa de diálogo com os Estados Unidos, e Coreia do Sul apoiou esse passo e chamou Washington a cooperar para concretizá-lo.

Kim Yong-chol, chefe do Departamento da Frente Unida do governamental Partido dos Trabalhadores, fez essa proposta em Seul durante uma reunião com o assessor de Segurança da presidência sul-coreana, Chung Eui-yong.

Segundo declarações de uma fonte oficial feitas sob anonimato à imprensa local, o alto funcionário de Pyongyang declarou que 'as portas estão abertas ao diálogo com os Estados Unidos'.

Kim, que lidera uma delegação de oito membros, reiterou assim a postura pacífica de seu país, depois de fazê-la ontem em um encontro com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in.

Por isso, o mandatário exortou nesta segunda-feira a Casa Branca a fazer a sua parte para efetuar as conversas.

'Estados Unidos precisa também demonstrar sua vontade em avançar nos diálogos bilaterais com o Norte e para a desnuclearização', comentou ao receber a vice-primeira ministra da China, Liu Yandong.

Moon considerou 'importantíssimo' que ambos países se sentem frente a frente e cumprimentou a disposição da RPDC para conseguir tal propósito.

Também pediu o respaldo da China para marcar esse encontro o mais rápido possível.

Ambos lados da Península Coreana estabeleceram uma aproximação desde janeiro depois que o líder da RPDC, Kim Jong Un, anunciou no início do ano disposição em enviar uma representação de seu país aos recentes Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018, considerados os jogos da paz.

Como resultado, funcionários dos dois Estados sustentaram três reuniões, fizeram viagens recíprocas e voltarão a se sentar à mesa amanhã na fronteira comum a fim de acertar detalhes sobre a participação do Norte nas paraolimpíadas (9-18 de março).

Da Prensa Latina