sexta-feira, 26 de abril de 2019

Kim Jong Un visita a Rússia e mantém conversações com Vladimir Putin



O líder supremo Kim Jong Un conversou no dia 25 com sua excelência Vladimir Vladimirovich Putin, presidente da Federação Russa.

O ministro das Relações Exteriores, Ri Yong Ho, e o primeiro vice-ministro das Relações Exteriores, Choe Son Hui, estiveram presentes pelo lado coreano.

Pela Rússia, que contou com o ministro do Exterior Sergey Lavrov, o vice-governo e representante plenipotenciário do Presidente no Distrito Federal do Extremo Oriente, Yuri Trutnev, o vice-chefe do porta-voz da Administração Presidencial do Kremlin, Dmitri Peskov, Assessor do Presidente para Política Externa, Yuri Ushakov, o ministro dos Transportes, Yevgeni Ditrih, Ministro do Desenvolvimento do Extremo Oriente e no Ártico Alexandr Kozlov, vice-ministro da energia Anatoly Yanovski, Presidente da Empresa Pública "caminhos de ferro da Rússia", Oleg Belozerov e o embaixador russo na Coreia, Alexandr Matsegora.

Putin reiterou a profunda gratidão a Kim Jong Un para visitar a Rússia aceitar o convite e expressou a posição firme e vontade do governo russo para manter e desenvolver a história e tradição de amizade Rússia-Coreia.

Kim Jong Un disse que está muito satisfeito com esta visita à Rússia, amigável país vizinho, realizada a convite de Putin, acrescentando que tal encontro serve como uma oportunidade particularmente importante para reafirmar a história invariável atual de relações Coreia-Rússia e consolidar e desenvolver progressivamente a amizade bilateral.

Enfatizando que o que leva a novo e alto estágio as relações bilaterais de acordo com as exigências do novo século é a responsabilidade assumida antes dos tempos e da história, explicou sua decisão de abrir nova era de ouro do desenvolvimento das relações Coreia-Rússia, fiel ao propósito dos líderes predecessores.

Na ocasião, as questões foram abordadas para expandir e desenvolver a cooperação bilateral em diversas áreas.

Os principais líderes dos dois países discutiram a questão de atender as visitas de alto nível, incluindo reuniões de cúpula e desenvolver diversas formas de cooperação e intercâmbios entre os governos, os parlamentos, regiões e organizações de ambos os países.

Ambos os lados concordaram em agilizar o funcionamento da comissão intergovernamental para a cooperação no comércio, economia, ciência e tecnologia e tomar medidas ativas em vários domínios para colocar um palco elevado nas relações econômicas e comerciais de benefício mútuo entre os dois países.

Eles analisaram e avaliaram a tendência da situação na Península Coreana, de frente para um grave cenário, e discutidas seriamente soluções para melhorar o intercâmbio de opiniões estratégicas e de cooperação tática dos dois países no caminho para a paz e segurança da Península Coreana e da região.

Kim Jong Un disse que na recente segunda cúpula RPDC-EUA, o lado americano tomou uma atitude unilateral e ruim, devido a qual a situação da Península Coreana e na região caiu em estado de inércia e veio na perigosa conjuntura de voltar ao ponto de partida. Ele acrescentou que a paz e a segurança da Península Coreana dependem totalmente da atitude subsequente dos Estados Unidos e que a RPDC está pronta para enfrentar todas as circunstâncias.

Ambas as partes decidiram reforçar ainda mais a compreensão e os laços bilaterais e promover a cooperação estratégica para a preservação da paz e segurança na região.

Putin aceitou com prazer o convite de Kim Jong Un para visitar a Coreia do Norte no momento que lhe convier.

Da KCNA