sábado, 21 de julho de 2018

Sobre a decisão da Conferência dos Ministros das Relações Exteriores de Moscou sobre a questão coreana


Discurso Proferido na Reunião Consultiva dos Diretores do Departamento do Comitê Organizador Central do Partido Comunista da Coreia do Norte

Hoje, gostaria de fazer algumas observações relacionadas com a decisão sobre a questão coreana adotada na Conferência dos Ministros das Relações Exteriores de Moscou.

Como todos sabem, a Conferência dos Ministros das Relações Exteriores da União Soviética, dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha foi realizada em Moscou de 16 a 26 deste mês. Esta conferência, ao discutir uma série de problemas que deveriam ser resolvidos internacionalmente após a Segunda Guerra Mundial, adotou uma decisão sobre a questão coreana. Esta decisão foi publicada em 28 de dezembro; De acordo com esta decisão, tendo em vista a reconstrução da Coreia como um Estado independente, um governo provisório democrático deve ser estabelecido através de consultas com os partidos políticos e organizações públicas de nosso país, e os quatro países - a União Soviética, os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e a China - devem colocar a Coreia sob sua tutela por até cinco anos, para permitir que ela alcance um desenvolvimento democrático e independente como tal Estado.

Após a publicação da decisão da Conferência dos Ministros das Relações Exteriores de Moscou sobre a questão coreana, diferentes respostas foram feitas e a situação política no país está se tornando muito complexa.

Os reacionários sul-coreanos interpretam o conceito de tutela contido nesta decisão como uma “Administração Fiduciária” em particular, e estão desenvolvendo uma campanha “anti-Administração Fiduciária" contra a decisão. Jo Man Sik na Coreia do Norte também leva a mesma atitude.

Alguns comunistas também tendem a se opor à decisão da conferência. Várias pessoas no Partido Comunista da Coreia do Sul emitiram uma declaração contra essa decisão e juntaram ao clamor de “anti-Administração Fiduciária” dos reacionários.

Ao receber a notícia da decisão da conferência, nós a discutimos imediatamente com os membros do Comitê Executivo Permanente do Partido; nós decidimos fazer um anúncio oficial da atitude do nosso partido e defender esta decisão depois de discutir mais uma vez com os directores dos departamentos do Comitê Organizador Central do Partido, porque esta decisão é um problema político importante que decide o futuro da Coreia.

Portanto, que atitude e postura deve nosso Partido tomar em relação à decisão?

Para ter uma postura e atitude corretas em relação à decisão, penso que é importante, antes de mais nada, ter uma compreensão correta de sua intenção real.

Como pode ser visto no texto da decisão, uma coisa importante nesta decisão é estabelecer um governo democrático provisório para reconstruir a Coreia como um Estado independente. Em outras palavras, pode-se dizer que a verdadeira intenção desta decisão é a antecipação de reconstruir e desenvolver a Coreia como um país democrático e independente.

Pode-se dizer que o estabelecimento de um governo democrático provisório na Coreia liberta é o mais importante problema inicial na reconstrução e desenvolvimento de nosso país como um Estado livre e completamente independente.

Se um governo provisório democrático for estabelecido na Coreia, a divisão atual do país ao norte e ao sul será abolida, toda a Coreia reunificada e, portanto, todas as condições necessárias para a rápida reconstrução e desenvolvimento da cultura e da economia do país e para a melhoria do padrão de vida do povo serão criados.

A linha política do nosso partido está construindo nosso país como um estado próspero, independente e soberano através do estabelecimento de um governo democrático. Portanto, penso que a ideia de estabelecer um governo provisório democrático na Coreia contido na decisão está de acordo com a linha política do nosso partido e com a exigência do nosso povo para a construção de um Estado democrático e soberano.

É verdade que a decisão contém um ponto que mais ou menos contraria a vontade de nossa nação. Pode-se dizer que a ideia de colocar a Coréia sob a tutela dos quatro estados por até cinco anos é um pouco diferente do desejo de nossa nação que quer a independência do país o mais breve possível.

No entanto, penso que a decisão não significa permitir a interferência de forças estrangeiras nos assuntos do nosso país em desrespeito à sua soberania, como afirmam Syngman Rhee e outros reacionários sul-coreanos.

A decisão aponta que a medida detalhada para colocar a Coreia sob a tutela dos quatro estados por até cinco anos será tomada depois de consultar este assunto com o governo provisório da Coreia. Portanto, este assunto não é o mesmo que a tutela imperialista, que é aplicada em desconsideração da vontade do povo. O problema da tutela pode ser entendido como uma expressão concreta da promessa dos quatro estados aos povos do mundo de ajudar e cooperar no desenvolvimento democrático do povo coreano e na construção da Coreia como um estado livre, unificado e completamente independente.

No entanto, o ponto em questão aqui é por que a decisão foi distorcida como a de "Administração Fiduciária ” e por que a campanha “anti-Administração Fiduciária" foi lançada. A proposta de “Administração Fiduciária” sobre a Coreia foi apresentada pelos Estados Unidos como sua política em relação à Coreia, e tem repetidamente insistiu nessa proposta em conferências de Teerã e Yalta.

Na recente Conferência de Ministros das Relações Exteriores de Moscou, o lado estadunidense propôs que as forças soviéticas e estadunidenses exerçam a administração militar na Coreia e, quando terminar, os quatro estados, a União Soviética, os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e a China reforçarão “Administração Fiduciária” por dez anos. Alegou que, como os coreanos são incapazes de se auto-governar, mesmo após o término da administração militar, algum tipo de órgão deve ser estabelecido com representantes dos quatro estados que exercerá o “poder legislativo, jurisdição e poder administrativo” da Coreia.

Esta proposta dos Estados Unidos é, de fato, equivalente a tornar a Coreia libertada em sua colônia.

No entanto, a proposta dos EUA foi rejeitada, graças à justa afirmação e esforços positivos do lado soviético, e a recente decisão foi adotada.

Como eles não conseguiram concretizar sua ambição de fazer de nosso país sua colônia na Conferência dos Ministros das Relações Exteriores de Moscou, os reacionários estadunidenses estão imprudentemente dando publicidade distorcida a essa decisão como se fosse uma decisão de fazer cumprir a “Administração Fiduciária” sobre a Coreia, que teria sido avançada pela União Soviética, e estão instigando os reacionários sul-coreanos a lançar uma campanha de “anti-Administração Fiduciária contra a decisão.

Atualmente, algumas forças políticas na Coreia do Sul estão se ocupando com a campanha de “anti-Administração Fiduciária”, já que são incapazes de identificar a intenção astuta dos Estados Unidos e de tentar liderar a situação política aproveitando esta oportunidade. Mesmo os elementos pró-japoneses e traidores da nação, que foram abandonados pelo povo após a libertação, estão se disfarçando de patriotas sob o lema de "anti-Administração Fiduciária "

Os reacionários estão se opondo à decisão da Conferência dos Ministros das Relações Exteriores, dando publicidade distorcida a ela. Seu objetivo é frustrar a implementação desta
decisão, e assim impedir que nosso país seja reconstruído e desenvolvido como um estado democrático, independente e soberano e estabelecer um regime burguês pró-estadunidense na Coreia.

Temos de ver através da história interior e da natureza reacionária da campanha de “anti-Administração Fiduciária” que está sendo travada na Coreia do Sul, devido ao estratagema e armadilhagem dos reacionários estadunidenses, e rejeitá-la resolutamente.

Se ficamos divididos entre a direita e a esquerda, e o sul e o norte lutam em confronto um com o outro, um lado diz que “se opõe à Administração Fiduciária” e o outro lado diz que “apoia a Administração Fiduciária” em relação à decisão, será afinal de contas a nossa nação só que sofrerá uma perda.

No conjunto, a decisão visa realizar a reunificação de nosso país o mais breve possível e criar condições favoráveis ​​para o estabelecimento de um Estado democrático, independente e soberano. Devemos fazer o melhor uso possível destas
condições para o estabelecimento de um estado soberano e democrático na situação atual em que tanto as tropas soviéticas quanto as estadunidenses estão estacionadas na Coreia; devemos dar um apoio positivo a essa decisão e fazer esforços extenuantes para realizá-la.

Se nós, toda a nação coreana, apoiarmos esta decisão e trabalharmos duro para a sua realização, será possível encurtar o período da tutela agora definido por até cinco anos e acelerar a construção da Coreia como um estado soberano. Tudo depende de como nós, os mestres desta terra, construímos um estado soberano democrático.

Devemos lançar um movimento dinâmico para apoiar a decisão.

Em primeiro lugar, uma extensa explanação e campanha informativa da decisão deve ser realizada para que todos os membros do Partido e pessoas de todas as esferas da vida tenham uma compreensão correta da mesma.

Devemos explicar o conteúdo desta decisão para as massas através de jornais, transmissões e outros meios de comunicação e, ao mesmo tempo, dar-lhes uma compreensão clara do fato de que apoiar e implementar esta decisão promoverá o estabelecimento de um governo provisório democrático unificado e a construção de um estado completamente soberano.

Além disso, devemos conduzir uma campanha política em apoio à decisão.

Será uma boa idéia que o Partido Comunista publique uma declaração conjunta em apoio à decisão através de consultas com outros partidos políticos e organizações públicas; os diretores dos Departamentos Administrativos da Coreia do Norte também devem fazer isso. Tais declarações também devem ser emitidas em nome de cada comitê provincial do Partido e organização pública, bem como pessoas individuais. Ao mesmo tempo, uma reunião de cidadãos de Pyongyang deve ser organizada em larga escala em apoio à decisão. As províncias também devem organizar e conduzir comícios em massa de acordo com suas condições específicas.

As diretrizes do Comitê Central do Partido para apoiar a decisão devem ser mapeadas e transmitidas às organizações do Partido em todos os níveis.

O papel do Partido Comunista da Coreia do Sul é importante para expor e frustrar a trama dos reacionários para "se opor à Administração Fiduciária" e desenvolver o movimento de apoio à decisão no sul da Coreia. Um alto funcionário do Partido Comunista da Coreia do Sul está agora em Pyongyang; devemos fazer com que ele retorne à Coreia do Sul o mais rápido possível e tome medidas positivas para expor e frustrar a trama de “anti-Administração Fiduciária” e apoiar a decisão.

Através da luta para apoiar a decisão e desnudar e frustrar a trama dos reacionários sul-coreanos e estadunidenses para "se opor à Administração Fiduciária", devemos consolidar ainda mais a unidade e coesão do nosso partido e demonstrar em casa e no exterior a posição firme do povo coreano para construir um estado soberano, bem como o poder de sua unidade.

A fim de estabelecer um governo provisório democrático unificado pela execução da decisão, a unidade de toda a nação deve ser assegurada.

A adoção da decisão não significa que um governo provisório democrático será estabelecido por conta própria.

Mesmo que essa decisão seja razoável e a ajuda das grandes potências seja neutra, nenhum outro povo pode construir nosso país, somente nossa própria nação pode. Não devemos colocar nossas esperanças inteiramente nessa decisão nem tentar construir nosso país confiando em países estrangeiros.

O estabelecimento inicial de um governo provisório democrático na Coreia depende em grande parte de se reunirmos ou não todas as forças patrióticas e democráticas, formando uma frente nacional unida democrática. No curso de apoiar e implementar a decisão, devemos fortalecer ainda mais a frente unida com outros partidos políticos e organizações públicas.

Isso é praticamente tudo o que eu gostaria de dizer a vocês nesta reunião consultiva em conexão com a decisão.

Kim Il Sung, 31 de dezembro de Juche 34 (1945)

Tradução do A Voz do Povo de 1945