segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Líder da Coreia Popular defende reunificação pacífica da nação


O líder norte-coreano, Kim Jong-un, pronunciou um discurso à nação no último dia 6 de janeiro em que ele conclamou o país a criar todas as condições necessárias para melhorar as relações com seus irmãos do sul, informou a Agência Telegráfica Central da Coreia (KCNA). Ele falou sobre uma proposta “mais ampla e proeminente para mitigar as tensões militares e se preparar para o ambiente pacífico da Península da Coreia”. Kim Jong-un estimulou os coreanos a “promoverem ativamente uma atmosfera de reconciliação nacional e unificação”. “Esta proposta será entusiasticamente recebida pela humanidade progressista do mundo que ama a paz”, disse ele.

“Nosso país precisa aderir-se firmemente a uma política que possa promover um grande avanço na unificação autossuficiente. Não precisamos ficar presos ao passado e pensar em detalhes específicos das relações com Seul. Em vez disso, é necessário melhorar os laços entre o Norte e o Sul”, acrescentou o presidente. Segundo Pyongyang, “chegou a hora de unir os esforços do povo coreano para deter o aumento de tensão na península”.

“Não estamos falando apenas sobre a normalização das relações intercoreanas, mas também sobre a reconciliação da nação, sua unificação voluntária”, afirmou Kim Jong-un, segundo informa a KCNA. O presidente lamentou ainda que “a cooperação entre  o Norte e o Sul seja entravada por todo tipo de restrições inapropriadas, bem como instrumentos legais e políticos”.

“A questão das relações Norte-Sul é uma questão interna do povo coreano, se tentarmos resolvê-la dependendo de imposições estrangeiras, só criaremos dificuldades na resolução de problemas”, disse o líder da Coreia Popular. “As autoridades norte-coreanas e sul-coreanas devem desempenhar um papel mais responsável e de maior liderança na melhoria do relacionamento Norte-Sul. Esta conquista dependerá muito dos esforços das autoridades”, destacou.

Em 3 de janeiro, Seul e Pyongyang reestabeleceram o canal de comunicação especial na Zona Desmilitarizada de Panmunjom. Os dois países também concordaram em manter negociações de alto nível em 9 de janeiro na cidade fronteiriça. Espera-se que os coreanos do sul e do norte negociem a possível participação da equipe da Coreia Popular nos Jogos Olímpicos de Inverno 2018 em Pyeongchang, que começarão na Coreia do Sul no próximo mês.

Do Hora do Povo