sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Apelo a todos coreanos pela causa da reunificação


Um apelo a todos os coreanos em casa e no exterior foi adotado na conferência conjunta do governo, partidos políticos e organizações da República Popular Democrática da Coreia realizada na quarta-feira.

Eles apelaram a todos os coreanos com a forte vontade de tornar este ano auspicioso um ano cheio de eventos na história da nação, juntando os esforços da nossa nação da seguinte maneira:

1. "Levantemo-nos  com um só na luta pan-nacional para melhorar as relações inter-coreanas e abrir a brecha da reunificação independente, de acordo com o nobre propósito patriótico do grande homem sem igual!

Realizar, o mais cedo possível, uma grande mudança nas relações entre as duas partes coreanas e criar a nova história da reunificação independente é a firme vontade de todos os coreanos levantada de acordo com o nobre propósito do grande homem sem igual.

Melhoremos as relações Norte-Sul o mais rápido possível e forjemos o maravilhoso futuro da nação coreana que prosperará no território reunificado!

Façamos reinar o clima de reunificação independente em todo o território da pátria e levemos adiante as relações inter-coreanas pela órbita da Declaração Conjunta de 15 de Junho e da Declaração de 14 de Outubro!

Frustremos todos os sofismas e tentativas de caluniar a arma nuclear da justiça da nação como obstáculo para melhorar as relações Norte-Sul!

2. Avancemos com dinamismo a luta para aliviar a aguda tensão militar entre ambas partes coreanas e preparemos o ambiente pacífico na Península Coreana!

Que todos os coreanos dentro e fora do país rejeitem os atos hostis e manobras militares de todos os tipos que agravam a situação e perturbam a paz!


Sejamos todos escudos e muros inquebráveis na luta para defender a segurança da nação e a paz da pátria!

Que em toda nação coreana se junte na luta contra a guerra e pela paz para frustrar as imprudentes manobras de guerra nuclear dos EUA que acarretam calamidades ao território da pátria!

3. Realizamos os contatos, visitas, cooperação e intercâmbio entre ambas partes coreanas e criemos o ambiente a favor da reconciliação nacional e da reunificação!

Eliminemos o mal entendimento e a desconfiança entre ambas partes mediante os contatos, visitas, cooperação e intercâmbio e cumpramos com a responsabilidade e papel de autores da reunificação!

Que todos os coreanos de diferentes círculos do Norte e do Sul derrubem a barreira da divisão nacional e retomem linhagem consanguínea fazendo visitas livres pelas rotas aéreas, navais e terrestres e fomentem a corrente para a reconciliação nacional e a unidade!

Ativemos os contatos, diálogos, cooperação e intercâmbio entre os partidos políticos, organizações e setores para fazer mais forte o clima favorável para a reunificação!

Que todos os coreanos dinamizem a luta para eliminar os anacrônicos aparatos ilegais e instituições que impedem a nova corrente de reconciliação e unidade da nação, e frustremos os atos hostis!

Este ano demostraremos para todo o mundo a vontade de reunificação independente ao frustrar todos os desafios para a aspiração pela reunificação dos coreanos e celebraremos solenemente eventos nacionais conjuntos com a participação de partidos políticos, entidades e personalidades de dentro e fora do país, por ocasião dos dias de publicação das declarações Norte-Sul, do 73º aniversário da libertação da pátria e outras ocasiões.

4. Frustremos as manobras das forças internas e externas anti-reunificação e abriremos a nova fase de reunificação do país, sob a bandeira da independência nacional e outra de "Por nossa própria nação"!

Que todos os coreanos dentro e fora do país subordinem e orientem a todo custo à causa nacional da reunificação do país assumindo a posição de dar preferência e importância à nação e promover a unidade nacional!

Vamos manter a posição firme e o ponto de vista de resolver todos os problemas pendentes nas relações inter-coreanas com o princípio de "Por nossa própria nação"!

Que todos os coreanos apertem as mãos para promover juntos a grande marcha da reunificação independente para promover a construção da pátria reunificada e próspera!"

O apelo conclui exortando todos a levantar-se, convencidos do maravilhoso futuro da nação, na luta sagrada para fazer deste um ano de grande viragem e eventos especiais para se registrar para sempre na história da reunificação da pátria.

Da KCNA