domingo, 21 de janeiro de 2018

Confirmado time olímpico da Península Coreana nas Olimpíadas de Inverno 2018


O presidente do COI, Thomas Bach, anunciou hoje que uma delegação do Comitê Olímpico Nacional (CON) da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) participará nos Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018. Baseado na "Declaração Olímpica da Península Coreana", o COI credenciará o CON da RPDC com 22 atletas em 3 esportes e 5 disciplinas.

Na sequência da reunião entre o COI e as delegações do CON da RPDC, do CON da República da Coreia e do Comitê Organizador PyeongChang 2018, o Presidente Bach apresentou as decisões da "Declaração Olímpica da Península da Coreia". A Declaração foi assinada por todas as partes presentes nas reuniões. Ao fazer o anúncio, o presidente Bach foi acompanhado pelo presidente do CON da República da Coreia, Lee Kee-heung, o ministro dos esportes da RDC, Do Jong-hwan; o presidente do CON da RPDC e o ministro do esporte, Kim Il-guk; e o presidente do POCOG, Lee Hee-Beom.

Com a "Declaração Olímpica da Península Coreana", o COI tomou as seguintes decisões excepcionais:

  • O COI concederá credenciamentos ao CON da RPDC para 22 atletas, 24 funcionários e 21 representantes da mídia.
  • O COI aprova o pedido dos NOCs da República da Coreia e da RPDC para que suas delegações marchassem como uma sob o nome de "Coreia" na Cerimônia de Abertura. A delegação será levada para o Estádio Olímpico pela Bandeira da Unificação da Coreia, realizada por dois atletas, um de cada país. Haverá um portador de bandeira de atleta feminino e masculino. A delegação usará um uniforme especial com a Bandeira de Unificação da Coreia. O acrônimo da equipe será "COR".
  • Equipe Unificada de Hóquei no Gelo da Mulher: O COI decidiu permitir que os dois Comitês Olímpicos Nacionais, pela primeira vez em sua história olímpica, formem uma equipe unificada em um esporte. Esta equipe unificada de hoquei sobre gelo feminino é criada pela adição de 12 jogadores e um oficial do NOC da RPDC ao atual esquadrão olímpico da Coreia do Sul de 23 jogadores. No que diz respeito ao fair play e às outras equipes concorrentes, apenas 22 jogadores terão o direito de jogar em cada jogo, como é a regra para todas as equipes participantes. O treinador, responsável pela seleção dos jogadores, será o técnico da Coreia do Sul. O treinador em cada partida selecionará pelo menos três jogadores do NOC da RPDC para a equipe. A equipe unificada de hóquei no gelo feminino será representada pela Bandeira de Unificação da Coreia e competirá como Coreia, sendo o hino a canção "Arirang". O acrônimo da equipe será "COR". Em todos os outros esportes, os atletas competirão pelo seu respectivo CON em seus respectivos uniformes.
  • Patinação artística: o COI atribuiu um lugar de cota adicional, após o prazo de caducidade ter expirado, para o par de patinação artística classificado (Ryom Tae-ok e Kim Ju-sik) do NOC da RPDC.
  • Patinação de velocidade de pista curta: o COI alocou dois lugares de cota adicionais para o NOC da RPDC em patinação de velocidade curta para permitir que dois atletas do sexo masculino (Jong Kwang-bom - 1500m e Choe Un-song - 500m) para competir nos Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018.
  • Esqui de fundo: o COI alocou três lugares de quota adicionais para o CON da RPDC para permitir que dois atletas do sexo masculino (Han Chun-gyong - 15 km de estilo livre e Pak Il-chol - 15 km de estilo livre) e uma atleta feminina (Ri Yong-gum - 10 km de estilo livre) para competir em PyeongChang.
  • Esqui alpino: o COI alocou três lugares de quota adicionais para o NOC da RPDC para permitir que dois atletas do sexo masculino (Choe Myong-gwang e Kang Song-il) e uma atleta feminina (Kim Ryon-hyang) participem em PyeongChang. Todos os três atletas competirão nos eventos do Slalom Gigante e do Slalom.

Qualquer equipamento técnico necessário será fornecido aos atletas pelo COI em cooperação com as Federações Internacionais e estará disponível no site.

O Presidente Bach agradeceu a todas as delegações e enfatizou que a reunião ocorreu no espírito olímpico. Ele disse: "O espírito olímpico é sobre respeito, diálogo e compreensão. Os Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018 esperam abrir a porta para um futuro mais brilhante na Península Coreana e convidar o mundo a participar de uma celebração de esperança ". 

E prosseguiu dizendo: "Os Jogos Olímpicos nos mostram como o mundo poderia se parecer, se todos nos guiem pelo espírito olímpico de respeito e compreensão. Esta é a mensagem olímpica que irá de PyeongChang ao mundo".


Do COI