terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Navio espião "Pueblo", detido por 50 anos na RPDC


O navio espião armado dos Estados Unidos, "Pueblo", se destaca nas margens do rio Pothong, onde o Museu da Vitória na Guerra da Libertação da Nação está localizado.

O herói da RPDC, Pak In Ho (79 anos), trabalha quase 20 anos como guia de museu.

Como chefe da equipe de registro, ele participou da operação de captura do navio de espionagem.

Em uma entrevista à KCNA, ele disse que explica aos visitantes nacionais e estrangeiros o curso de captura do navio Yankee destacando orgulhosamente que as forças navais do Exército Popular coreano são as únicas no mundo que retém como seu troféu um navio da Marinha norte-americana.

Em 23 de janeiro de 1968, o “Pueblo" infiltrou-se ilegalmente nas águas marinhas da RPDC envolvidas em espionagem militar e foi capturado pela medida de autodefesa das forças marítimas da EPC.

Os marinheiros coreanos tomaram o controle do navio em 14 minutos e capturaram mais de 80 tripulantes do ianque.

Então, os EUA levaram a situação da Península Coreana à beira da guerra dizendo que "o navio é o primeiro sequestrado no mar após a Guerra Civil" e que "é necessário recuperá-lo pela força". E despachou a flotilha de ataque móvel para o Mar do Leste da Coreia, incluindo o porta-aviões Enterprise.

Ameaçaram usar até a arma nuclear no caso de a RPDC não retornar o "Pueblo".

Mas, a RPDC declarou resolutamente que responderia a eles com "vingança" e "guerra total".

Com medo de tal resposta, os EUA foram forçados a assinar o pedido de desculpas, prometendo nunca mais repetir a invasão das águas jurisdicionais da RPDC.

Depois de visitar o "Pueblo", um estrangeiro expressou sua impressão da seguinte maneira: “os ianques americanos costumam dizer que a ‘Estátua da Liberdade’ e as forças armadas no.1 do mundo são o símbolo dos Estados Unidos da América. Mas esta é uma opinião errada. O símbolo dos EUA É este navio Pueblo, ancorado como um prisioneiro”.

Kim Wi Hyok, aluno da Escola de Música No. 1 Pyongyang do Conservatório Kim Won Gyun, disse que sentiu o prazer de ganhar quando viu a foto do capitão e mais de 80 membros da equipe "Pueblo" com as duas mãos levantadas e outras escrevendo as notas de confissão e capitulação.

O oficial das forças marítimas do EPC, Kim Kwang Hyok, disse que o incidente do "Pueblo" se torna uma prova convincente da trágica derrota dos Estados Unidos no confronto com a RPDC e acrescentou que, no futuro, também punirá sinceramente aqueles que invadem, no mínimo, nossas zonas jurisdicionais para defender a dignidade da Coreia Juche.

Da KCNA