quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Coreia do Norte enviará delegação de mais de 300 pessoas para Olimpíadas de inverno no Sul


A Coreia do Norte informou nesta quarta-feira (17/01) que enviará 230 líderes de torcida para participar das competições no Jogos Olímpicos de Inverno, que serão disputados em fevereiro na cidade sul-coreana de Pyeongchang. Com isso, até o momento, foi acertado o envio de uma delegação norte-coreana de 370 pessoas, incluindo a orquestra anunciada há dois dias.

De acordo com um representante de Kim Jong-un, a delegação atravessará a fronteira através da "cidade da trégua", Panmunjom.

A reunião de hoje entre os representantes das duas Coreias serviu para finalizar detalhes importantes da participação norte-coreana na competição, como o tamanho da delegação, transportes, custos e a hipótese de um desfile conjunto na Cerimônia de Abertura entre atletas dos dois países.

Seul confirmou as informações, dizendo que foram acertados os detalhes da participação de Pyongyang. Além disso, de acordo com a agência de notícias sul-coreana Yonhap, foram tratados temas referentes aos eventos culturais conjuntos no monte Kumgang, na Coreia do Norte, e sobre a possibilidade de utilizar o Masikryong Ski Resort, uma grande estrutura para a prática do esqui na costa oriental norte-coreana.

Além disso, a delegação de Kim Jong-un abriu a possibilidade do país enviar uma delegação também para os Jogos Paralímpicos, que ocorrem entre 9 e 18 de março, e que ficou definido que serão feitas consultas ao Comitê Olímpico Internacional (COI) e ao Comitê Paralímpico Internacional (IPC).

Do Opera Mundi