terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Coreia do Norte reabre linha militar com Sul e vai enviar delegação às Olimpíadas de Pyeongchang


A Coreia do Norte enviará uma delegação para participar dos Jogos Olímpicos de Pyeongchang, na Coreia do Sul, informam os representantes dos dois países após a reunião desta terça-feira (09/01). Além disso, decidiu reabrir, a pedido de Seul, a "linha vermelha" de comunicação entre os militares, sendo a primeira vez em dois anos que os debates de alto nível voltarão a ser realizados.

Esta foi a primeira reunião entre os dois países desde 2015, e aconteceu na zona desmilitarizada na fronteira entre as duas nações, no vilarejo de Panmunjom.

Na delegação, que participará do evento que ocorre entre 9 e 25 de fevereiro, estarão presentes atletas, oficiais e torcedores dos vizinhos do Norte. De acordo com uma nota divulgada pelo governo sul-coreano, o grupo ainda incluirá membros do taekwondo e de "apresentações artísticas".

Os representantes de Seul ainda propuseram que sejam retomados os reencontros entre familiares, separados pela Guerra da Coreia (1950-1953), e que a Cruz Vermelha supervisione o reencontro que seria realizado em fevereiro. No entanto, não houve decisão sobre essas resoluções.

Além da esfera esportiva, Seul pediu que o Norte faça "o quanto antes" uma reunião de alto nível "entre militares" com o objetivo de "eliminar ou reduzir os riscos dos erros de avaliação", acalmando a tensão na península coreana.

A reaproximação entre os dois governos ocorreu depois que Kim Jong-un, em seu pronunciamento de fim de ano, afirmou que desejava "todo o sucesso" para o evento esportivo realizado no país vizinho e que pensava em enviar uma delegação ao país.

Por conta dessa abertura, a Coreia do Sul convidou os representantes coreanos para uma reunião de alto nível sobre o tema e, após mais de dois anos, as conversas entre os dois lados foram retomadas.

Também o Comitê Olímpico Internacional (COI) abriu uma exceção para o caso, ampliando o período de inscrições olímpicas.

Do Opera Mundi