domingo, 27 de novembro de 2016

Kim Jong Un envia mensagem de condolência à Cuba


Kim Jong Un, Presidente do Partido do Trabalho da Coreia e do Comitê de Estado da República Popular Democrática da Coreia e Comandante Supremo do Exército Popular da Coreia, enviou no dia 27 uma mensagem de condolência a Raúl Castro Ruz, Primeiro Secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e Presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros da República de Cuba.

A mensagem:

Ao informar-me da triste notícia de que faleceu inesperadamente o camarada Fidel Castro Ruz, máximo dirigente da Revolução Cubana, expresso meu profundo sentimento de condolência a você, e por sua pessoa, ao partido, ao governo e ao povo cubanos e aos familiares.

Fidel Castro alcançou o triunfo da Revolução Cubana ao desenvolver desde cedo a luta sangrenta com as armas em mão.

Ele foi o destacado líder do povo cubano, quem defendeu honrosamente a soberania e a dignidade do país, estabeleceu pela primeira vez no hemisfério ocidental o regime socialista, cujo povo foi convertido em verdadeiro dono, e dedicou toda sua vida pela prosperidade do país e a felicidade do povo, e o célebre ativista política que deu especial aporte ao cumprimento da causa da independência anti-imperialista pelo socialismo e a justiça.

Também foi íntimo amigo e camarada do povo coreano quem durante longo tempo de mais de meio século fez todos seus esforços para fortalecer e desenvolver as relações de amizade e cooperação entre os partidos, governos e povos dos nossos países e enviou o firme apoio e respaldo à reunificação da nossa pátria e a justa causa levando invariavelmente os princípios revolucionários e a obrigação moral.

Ainda que tenha morrido, brilhará para sempre suas valiosas proezas conservadas no coração dos povos dos nossos países e da humanidade progressista.

Estou convencido de que o revolucionário povo cubano superará a dor pela perda pelo seu distinto líder e conseguirá sem falta o triunfo da construção da prospera sociedade ideal do povo e a causa socialista de acordo com o propósito de vida de Fidel Castro Ruz sob a sábia direção de Raúl Castro.