quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Diretor da Administração Nacional de Desenvolvimento Espacial da RPDC anuncia êxitos


A uma pergunta formulada pela ACNC a respeito dos êxitos que logram os cientistas e técnicos da República Popular Democrática da Coreia no setor de desenvolvimento espacial na ocasião do aniversário dos 70 anos da fundação do Partido do Trabalho da Coreia, o diretor da Administração Nacional de Desenvolvimento Espacial da RPDC deu no dia 14 a seguinte declaração:

Nesse ano, logramos grandiosos êxitos também no setor de desenvolvimento espacial assim como nas demais áreas.

A fim de contribuir com garra para o desenvolvimento econômico do país, nossa Administração Nacional de Desenvolvimento Espacial acelera já na etapa final o desenvolvimento de um novo satélite de observação da Terra para a previsão do tempo e de outros propósitos, e logrou já grande avanço na investigação de satélite estacionário, nova etapa maior do desenvolvimento de satélites.

Ao mesmo tempo, se impulsionam com êxitos os trabalhos para remodelar e ampliar o campo de lançamento para que se possa lançar satélites de mais alto nível, com o qual se prepara uma firme base capaz de impulsionar com vigor o desenvolvimento da ciência espacial no país.

Na atualidade, o desenvolvimento espacial constitui uma tendência mundial e muitos países produzem e lançam satélites com vários propósitos inclusive comunicação e orientação, a qualificação do rendimento das colheitas, a observação meteorológica e a exploração de recursos.

O lançamento de nossos satélites também constitui um trabalho pacífico adequado ao plano estatal de desenvolvimento da ciência e da técnica para a construção de uma potência econômica e da melhora da vida do povo.

O desenvolvimento pacífico do espaço é um direito legítimo do estado soberano, reconhecido oficialmente pela lei internacional, nosso Partido e povo tem a imutável decisão de exercer dignamente esse direito.

No futuro o mundo presenciará claramente os satélites da Coreia de Songun sendo lançados continua e altamente ao céu na hora e no lugar decididos pelo Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia.

Pyongyang, 14 de setembro (ACNC)

da KCNA