terça-feira, 2 de abril de 2013

Choe Yong Rim realiza balanço sobre a construção econômica da RPDC


Na VII Sessão da XII Assembléia Popular Suprema da RPDC, que teve lugar neste 1 de abril de 2013, o primeiro-ministro da Coreia socialista, Choe Yong Rim, deu um informe sobre os avanços da construção econômica socialista da República Popular Democrática da Coreia no ano de 2012, assim como as metas e desafios para a edificação socialista no ano de 2013. 


Camarada Choe Yong Rim discurda na VII Sessão da APS da RPDC

De acordo com o informe, em 2012 a produção carvoareira e de energia elétrica aumentou, graças aos esforços do país e do povo de levar adiante o avanço da economia nacional. A produção de vários bens de consumo industriais também aumentou. Choe Yong Rim continuou:

O Palácio do Sol Kumsusan foi reformado como o templo supremo do Juche. O Palácio de Exposição Nacional de Presentes, o Parque Folclórico de Pyongyang, a Avenida Changjon, o Parque de Recreação do Povo Rungna e outros enormes edifícios da era Songun foram construídos. Enormes projetos industriais como a Usina Hidroelétrica Huichon, o Porto Tanchon e a Fábrica Taedonggang de Materiais de Construção foram finalizados. As principais fábricas e empresas industriais do país nos setores metalúrgico, químico, maquinário e de bens de consumo foram modernizadas, consolidando a base material e técnica da economia nacional.

O satélite Kwangmyongsong 3-2 foi construído e lançado com sucesso, e o terceiro teste nuclear subterrâneo com uma bomba atômica menor e mais leve, embora com enorme poder explosivo, foi conduzido com igual sucesso.
As bases para a produção de tecnologia de ponta foram construídas, e vários projetos para o desenvolvimento de ciência e tecnologia foram levados a cabo com sucesso. Vários setores de informação e comunicação passaram também por processos de modernização.

Foi promulgada a lei para a educação compulsória, gratuita e universal de 12 anos. Tal fato abriu um enorme caminho para a consolidação do sistema educacional socialista e para o aumento da qualidade da educação.

Na área da saúde, o serviço de telemedicina foi introduzido com sucesso.

Os esportistas da RPDC honraram o país em grandes eventos esportivos internacional, como os XXX Jogos Olímpicos, e vários outros avanços significativos foram feitos no campo da construção cultural.

O informe disse ainda que as tarefas desse ano seriam realizar o mais pronto possível o desejo de toda a vida do Presidente Kim Il Sung e do dirigente Kim Jong Il, que dedicaram suas vidas inteiras para por a economia do país ao nível de um país próspero e poderoso, para que o povo coreano tivesse uma vida rica e feliz, como jamais teve qualquer outro povo neste mundo.

De acordo com o informe, o Ministério organizará a construção econômica desse ano pondo ênfase em resolver as questões pendentes relacionadas ao padrão de vida da população desenvolvendo os setores básicos da indústria, consolidando as bases para a construção de uma potência econômica, desenvolvendo a agricultura e a indústria leve.

É necessário aumentar a produção de carvão.

A modernização de plantas metalúrgicas será acompanhada da modernização, também, da produção de ferro Juche. Medidas cuidadosas para o abastecimento de combustível e materias primas serão tomadas, tendo como fim aumentar a produção de aço laminado em pelo menos 350% em relação a 2012.

O setor de transporte ferroviário deve reduzir os gastos com combustíveis através da consolidação das bases materiais e técnicas das ferrovias.

Será realizado um plano econômico para a produção cerealeira deste ano.

O país inteiro deve fazer esforços para a recuperação do planalto de Sepho e para a construção de bases pecuárias.

A produção deve ser aumentada grandemente nas principais fábricas químicas e a percentagem de matérias primas localmente disponíveis deve ser aumentada. A produção nas minas, fábricas e empresas na área de Tanchon deve ser aumentada. As exportações devem ser aumentada para aquisição de fundos para a melhoria da vida da população.

Grandes esforços devem ser direcionadas para a construção de moradias. A área de Wonsan deve ser transformada numa grande área turística.

O investimento estatal no setor de ciência e tecnologia deve ser aumentado, e a chama da revolução industrial do novo século deve ser aumentada para se dar saltos decisivos na construção de uma potência econômica, famosa pela ciência e tecnologia.

Tecnologias de ponta de alta competitividade devem ser desenvolvidas massivamente. Questões tecnológicas e científicas que apareçam no caminho da modernização da economia nacional devem ser resolvidas de maneira satisfatórias.

O investimento estatal será aumentado na educação e nas preparações para consolidar o sistema educacional compulsório de 12 anos. Grandes progressos na educação, saúde pública, literatura, artes e esportes devem ser conquistados na construção cultural.

Todos os setores e unidades da economia nacional devem construir planos básicos de exportação, para aumentar a competitividade dos produtos da RPDC nos mercados nacionais, sempre se apoiando nas próprias tecnologias e matérias primas. As conquistas científicas e tecnológicas de última geração devem ser introduzidas positivamente para a diversificação das exportações.

O comércio deve ser diversificado. As colaborações econômicas com outros países, assim como os estabelecimentos de joint-ventures nas zonas econômicas especiais devem também ser estimuladas.