domingo, 2 de setembro de 2018

Todos devem mobilizar-se para a execução da Declaração de Panmunjom


A execução cabal da histórica Declaração de Panmunjom é a aspiração unânime e a firme vontade da nação coreana.

De acordo com este desejo comum, se tomam entre ambas partes coreanas as medidas práticas para a implementação do dito documento e se obtém resultados frutíferos.

Se realizaram as conversações, negociações, viagens e contatos de vários ramos, enquanto que ambas partes da Coreia efetuaram em Pyongyang e Seul as partidas de basquete e a competição de futebol dos trabalhadores sob o tema da reunificação.

Com motivo de 15 de agosto, se efetuou o encontro dos familiares e parentes que sofreram durante várias décadas pela divisão nacional.

Ambas partes coreanas participaram em conjunto nos XVIII Jogos Asiáticos e outros jogos internacionais exaltando plenamente a todo o mundo a sabedoria, talento e a força unida da nação.

Tais fatos são a vívida prova da justeza e vitalidade da Declaração de Panmunjom.

A realidade mostra que este documento é um programa de reunificação independente mais realista e racional e garante o futuro radiante da nação coreana.

Sem dúvida, o ambiente positivo criado em 4 meses após a adoção da mencionada declaração torna-se uma corrente favorável para a melhoria das relações intercoreanas. Mas este é apenas o primeiro passo.

Os problemas fundamentais que não podem ser postergados ainda permanecem, incluindo a melhoria total e transcendental e o desenvolvimento de laços intercoreanos, o alívio da tensão militar e a eliminação do perigo de guerra, o fim do estado de armistício instável e o estabelecimento do sistema paz duradoura na Península Coreana.

Para que seja implementada o quanto antes a Declaração de Panmunjom, o Norte e o Sul da Coreia devem ter confiança mútua e ajudar um ao outro.

Devem defender firmemente os princípios da independência nacional e abrir a fase transcendental da melhoria e desenvolvimento das relações intercoreanas, independentemente da mudança do ambiente periférico e da situação.

Ainda assim, existem dificuldades e obstáculos no caminho da execução da declaração em questão.

Não devemos repetir os precedentes em que embora depois da aprovação da histórica Declaração Conjunta de 15 de Junho e da Declaração de 4 de Outubro não se realizaram o desenvolvimento e o progresso em sua implementação devido às manobras de forças hostis.

Nos últimos dias, diversos estratos sul coreanos exigiram a abolição da política hostil anti-RPDC e a adoção da declaração de fim da guerra e concertar o convênio de paz.

Bem conscientes de sua missão e dever nacionais de dar ponto final à história de divisão e enfrentamento e abrir a nova era de paz e reunificação, todos os membros da nação devem se levantar como um só na luta para a execução da declaração


Tradução do A Voz do Povo de 1945