terça-feira, 16 de novembro de 2010

Atlético Sorocaba implantará primeiro clube profissional na Coreia do Norte


O Atlético Sorocaba e o governo da Coreia do Norte assinaram uma parceria com o intuito de propagar o futebol e fundar o primeiro time profissional no país asiático. O acordo de cooperação prevê que o Galo ajude na profissionalização dos clubes e jogadores. Atualmente, todos são amadores e cedidos à seleção nacional.

De acordo com o Waldir Cipriani, vice-presidente do Atlético Sorocaba, a experiência no futebol brasileiro servirá como exemplo para a criação do primeiro clube profissional sob o comando de Kim Jong Il.

“Seja com conhecimento profissionais da área técnica ou jogadores, o Atlético vai trabalhar em conjunto com o governo norte-coreano para a criação e desenvolvimento do primeiro clube profissional da Coréia do Norte”, explicou Waldir Cipriani.

E as pretensões desta negociação não são pequenas. O objetivo de ambas a parte é a de que, num período médio de tempo, o fruto desta parceria já esteja atuando em campeonatos fora da Coreia do Norte.

“Eles pretendem, a partir desta semente que ajudaremos a plantar, ter, num breve futuro, um time disputando as Copas Asiáticas de clubes e outras competições internacionais”, contou o dirigente.

A história norte-coreana no futebol passa por duas participações em Copas do Mundo. Em 1966, foram a “zebra” da competição ao desbancarem a Itália ainda na primeira fase. Nas quartas-de-final, surpreenderam Portugal com um resultado de 3 a 0 ainda no primeiro tempo, mas o pantera negra Euzébio apareceu e marcou quatro dos cinco gols lusitanos na partida.

A segunda passagem pelo Mundial aconteceu em 2010. Porém, desta vez, não repetiram o feito anterior e acabaram desclassificados na primeira fase. Os norte-coreanos enfrentaram o Brasil, pela estréia na África do Sul, e colocaram dificuldades aos melhores do mundo, no entanto, acabaram derrotados por 2 a 1.

Fonte: Futebol Interior