quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Nova usina hidroelétrica na RPDC marcha para sua pronta finalização


A KCNA publicou hoje uma matéria detalhada sobre a construção da nova Usina Hidroelétrica da Juventude Paektu-Songun. Todas as fotos da construção estão disponíveis na página do Facebook do blog Solidariedade à Coreia Popular.

A heroica epopeia do novo século está sendo feita no local de construção da usina. A usina hidroelétrica consiste em três estações localizadas no curso superior do córrego Sodu, no município de Paekam, província de Ryanggang. É um enorme projeto que terá que superar as condições naturais e geográficas mais desfavoráveis na história da RPDC de construção estações de usinas hidroelétricas.

O dirigente Kim Jong Il deu à juventude a liderança do projeto. Os jovens completaram a construção da Estação Elétrica número 1 mais cedo do que o previsto, mostrando-se como ágeis jovens. Terminaram a construção da barragem da Estação Elétrica número 2 e estão levando a cabo a expansão do canal hidráulico em sua última etapa. Em julho de 2004, a juventude à frente do projeto fez uma reunião para continua-lo, e construíram dezenas de quilômetros de estradas em apenas 10 dias, com a mesma vontade e espirito de determinação demonstrado pela geração precedente, em projeto como a construção da estação ferroviária Haeju-Hasong e na construção da Autoestrada Herói da Juventude.

Um plano foi feito para terminar o projeto da primeira ensecadeira para a construção da barragem da Estação Elétrica número 1. Isso constituiu a primeira fase de todo o projeto. Os construtores abordaram uma drenagem temporária mantendo-o com as condições tipográficas da área que se localiza a cerca de 1000 metros acima do nível do mar, completando o projeto da ensecadeira duas semanas antes do que foi planejado.


Barragem

Tal etapa foi seguida de sucessivas explosões para a escavação da terra, criando bases para a barragem e o início do projeto da segunda ensecadeira. A juventude introduziu um novo método de construção no projeto da segunda ensecadeira, economizando dessa maneira muito cimento e levando ao fim do projeto mais cedo do que o previsto.

A brigada juvenil iniciou a alocação de concreto na barragem. Os jovens introduziram avançados métodos de construção e propostas de inovação para diminuir a temperatura interna da barragem, dando dessa maneira grandes benefícios ao estado da construção e ao aumento na velocidade da mesma. Durante campanhas de 150 e 100 dias em 2009, eles construíram centenas de metros de barragens. O projeto para o túnel aquático da Estação Elétrica número 1, parte essencial na construção da hidroelétrica, foi uma batalha de vida ou morte.

Um dos túneis aquáticos finalizados

Os membros da brigada juvenil permaneciam embaixo d’àgua por mais de 70 horas, lutando para que a água não vazasse pelo teto. Gravaram palavras da canção “Onde está você, Querido General?” na parede do túnel, esperando ansiosamente o dia em que o General Kim Jong Il visitasse a estação hidroelétrica finalizada.

Os construtores cavam um máximo de 9,7 metros por dia. A distância percorrida por cada pessoa puxando um vagão por centenas de dias, até a finalização do túnel, foi estimada em 12 mil quilômetros. O canal foi construído dentro do túnel através da Estação Hidroelétrica número 1 em fevereiro de 2006. Por mais de 300 dias depois, os construtores terminaram a expansão do projeto e conduziram o projeto de revestimento, completando o túnel aquático em agosto de 2010.

Isso levou à finalização da Estação Hidroelétrica número 1 em dezembro de 2010.

A construção das barragens e dos túneis de água da Estação Hidroelétrica número 2 também está sendo feita a todo o vapor. Planeja-se que a construção da barragem fique pronta para comemorar a ocasião do Dia da Juventude este ano.

O projeto de expansão está sendo feito agora,  depois que o canal foi construído dentro do túnel, e o projeto de construção da Estação Hidroelétrica número 3 faz agora grandes projetos, como foi planejado. A moral e a capacidade ideológica dos jovens foram realmente renovadas durante o período da construção. Os membros da brigada juvenil pavimentaram a “Estrada juvenil Paektu”, demonstrando suas saudades pelo dirigente Kim Jong Il e lealdade ao respeitado Kim Jong Un.

Eles estabeleceram o mesmo modo de vida dos guerrilheiros anti-japoneses nos alojamentos, locais de trabalho e em vários outros. Suas fileiras lembram os traços revolucionários do Exército Popular.


Brigadas juvenis de trabalho almoçam
no refeitório da construção
Eles cultivaram dezenas de hectares e produziram vários tipos de vegetais em Paekam. Criaram também milhares de animais domésticos, dando bases firmes aos serviços de abastecimento. Entre os jovens, houve vários que fizeram o impossível para salvarem seus camaradas em situações de perigo durante o trabalho. Conta-se de uma jovem que fazia parte da brigada de construção deu sua vida para salvar camaradas sob uma inesperada situação perigosa. Em seu diário, estavam escritas palavras como “Quando o país passa por dificuldades, sejamos os primeiros a nos levantar!”.

Muitos líderes e membros das brigadas juvenis de construção terminaram seus cursos nas universidades e se tornaram pilares do país durante o período da construção. A locomotiva elétrica “Vanguarda Juvenil Songun”, manufaturada pelos jovens, assim como dezenas de vagões, ajudaram a diminuir as tensões nos transportes.

Jovens domesticam animais para resolver a questão do abastecimento

Houve jovens coreanos de Chongryon* saíram do Japão exclusivamente para ajudar  na construção da Usina Hidroelétrica da Juventude Paektu-Songun, mantendo em mente a devoção patriótica.

A enorme confiança dada por Kim Jong e Kim Jong Un jovens trabalhadores se tornaram a fontes de façanhas que para sempre serão lembradas na história da construção civil da RPDC. Em maio de 2010, Kim Jong Il visitou o local de construção a despeito de seu cansaço devido à visita ao estrangeiro. Ele encorajou os membros da brigada juvenil, dizendo que eles haviam feito coisas inimagináveis durante a construção.

O Marechal Kim Jong Un leu a carta escrita por líderes e membros da Brigada Juvenil Paektu-Songun em janeiro deste ano, e enviou suas respostas, aprendendo detalhadamente sobre problemas que apareciam no projeto, assim como as maneiras para resolvê-los. O dia da finalização da usina hidroelétrica chegará prontamente, graças à confiança dos jovens do Monte Paektu no camarada Kim Jong Un.

* Chongryon é o nome de uma associação geral de coreanos residentes no Japão, mantida pelo governo da RPD da Coreia. Na prática, funciona como uma embaixada da RPDC no Japão.