sexta-feira, 22 de junho de 2012

Coreia Popular se esforça para superar calamidades naturais



Nos últimos dois meses, a maior parte do território norte-coreano vem testemunhando uma grande seca, principalmente nas regiões da parte oeste do país. Altas temperaturas o afetaram desde o dia 30 de abril, chegando a atingir 27 graus celsius em Pyongyang, 26,6 em Phyongsong, 27,4 em Sariwon, 26,7 em Haeju, 26,9 em Kaesong e 22,2 em Nampo.

Nos dias 13 e 14 de maio, a maior parte do país, com exceção das províncias de Ryanggang e Jangang, testemunharam precipitações de chuva, porém em quantidades insuficientes para superar a seca. Desde o dia 26 de abril até 20 de junho, Pyongyang registrou 2 mm de chuva, 5 mm na cidade de Haeju, 4 mm em Phyongsong, 1 mm em Sinuiju e 0 mm em Sariwon. A evaporação média leva o solo a perder o equivalente em quantidades de água de 4 a 8 mm de chuva, e a umidade do solo encontra-se em 60% no momento. Sem o aumento de chuvas desde final de maio, a RPDC passou pela menor precipitação de chuvas desde 1962.

Na província de Hwanghae do Norte, mais de 2 mil hectares de terra e 15% das terras de cultivo de milho foram perdidas. Em Kaesong, 1000 hectares de arrozais e mais de 600 hectares de terra não arrozais estão sem crescer desde o dia 17 de junho.  Na mesma cidade, 4 hectares de arroz secaram por conta da seca e o cultivo de novos campos de arroz se mostraram impossíveis em mais de 1600 hectares, por serem dependentes do regime de chuvas.

No mês de junho, algumas áreas da RPDC foram atingidas por tempestades de granizos e enchentes. Chuvas de granizo atingiram os povoados de Pudok e Chongchon no município de Jaeryong, província de Hwanghae do Sul, das 16h50min às 17h35min do dia 12 de junho. O mesmo fenômeno aconteceu em Hamgyong do Norte, das 14h55min às 15h30min do dia 20 de junho. Tais áreas passaram por uma precipitação 50 mm em menos de uma hora.

As chuvas de granizo deixaram alguns feridos e algumas casas foram destruídas. Cerca de 200 hectares de milho e trigo foram perdidos no povoado de Pudok. Cerca de 12 hectares foram perdidos em Chongchon e 150 hectares em Sinjang.

Segundo Pang Sun Nyo (48), chefe do departamento de serviços meteorológicos, tal situação tende a persistir até o final de junho, quando em julho e agosto são esperadas maiores precipitações de chuvas.

O povo coreano agora se engaja numa campanha nacional para superar os desastres naturais. O Gabinete e o Ministério da Agricultura tomaram medidas de emergências para prevenir os danos causados pela seca e todos os setores e unidades estão levando a cabo trabalhos para lutar contra de uma maneira massiva.

Áreas rurais estão agora preparando trabalhos de reparação e ajuste de poços, reservatórios de água, tubos de poços e equipamentos de bombeamento de água e irrigação, irrigando todos os campos com águas das represas e reservatórios naturais. As províncias de Hwanghae do Norte e Phyongan do Norte estão fazendo um uso racional do sistema de irrigação para superar e prevenir as secas. Outras cidades e povoados como Jongju, Sariwon, Thaechon, Ryongchon e Pongsan estão concentrando o contingente laboral para a irrigação de cultivos de milho, batata, trigo e cevada atingidos pela seca. Trabalhadores das províncias de Hwanghae do Sul e Phyongan do Sul estão irrigando várias áreas todos os dias. Fazenas de Nampo e das províncias de Kangwon e Hamgyong do Sul estão irrigando campos com sucesso através da organização de brigadas de trabalho para resolver problemas específicos e fazer um uso efetivo dos recursos hídricos.

As áreas rurais de Pyongyang levam a cabo projetos de irrigação através de vários métodos como aspersão hídrica e distribuição de água em sulcos, por meio da modernização das instalações. Todas as fazendas fazem o arado e a capinação com inovações técnicas para manter o solo nas melhores condições possíveis, aplicando fertilizantes orgânicos e estrumes para resistir à seca.


Seca na província de Hwanghae do Norte
 
Seca na província de Hwanghae do Norte

Camponeses trabalham para superar a seca
Camponeses trabalham para superar a seca