segunda-feira, 25 de abril de 2016

Sistema de assistência médica gratuita universal da RPDC


Nasci pela segunda vez no amparo do regime socialista que ama e serve ao ser humano. Faço uma reverência profunda de agradecimento aos funcionários e médicos que dedicaram tudo de si por minha recuperação e ao Partido do Trabalho da Coreia que construiu um excelente sistema de saúde pública.

Assim disse a KCNA Han Son Il, operário do distrito Kangdong da cidade de Pyongyang, ao sair do hospital do Instituto Superior de Medicina de Pyongyang, ligado a Universidade Kim Il Sung, depois de ser salvo da morte pelos funcionários e médicos do hospital.

Isto é a expressão unânime do coração de todo o povo coreano que desfruta dos benefícios do sistema de assistência médica gratuita universal.

O governo da República Popular Democrática da Coreia, que publicou no jornal da Guerra de Libertação da Pátria a resolução de executar o dito sistema sem precedentes na história mundial de saúde pública, estipulou na Constituição Socialista como um dos direitos principais do cidadão receber a assistência médica gratuita.

Graças ao sistema regular de serviço médico como as redes de serviços médicos para crianças e mulheres, a de serviços médicos Coryo todos os cidadãos da República Popular Democrática da Coreia recebem com igualdade o tratamento médico sem distinção de idade, lugar de residência e profissão.

São gratuitos todos os tipos de serviços médicos inclusive o tratamento médico para pacientes externos, hospitalizados e a cura mediante a visita do médico aos pacientes, o custo da consulta, a análise, o diagnostico funcional e as operações e além disso, o Estado ou as organizações cooperativas se encarregam de gastos de ida e volta aos hospitais.

Pela aplicação do sistema médico por zonas, os médicos visitam os pacientes e os funcionários da saúde pública dedicam tudo de si para a vida dos pacientes.

Com o estabelecimento do sistema nacional de telemedicina baseada em técnicas sofisticadas, os enfermeiros podem receber rapidamente a assistência médica com a ajuda do competente coletivo de médicos da central, mesmo num lugar longe da capital.

Os estrangeiros que estiveram na RPDC expressaram sua emoção dizendo que o sistema de assistência médica gratuita universal da Coreia é o sistema mais vantajoso de saúde pública, único no mundo, que é possível executar somente na sociedade ideal da humanidade.

Da KCNA