quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Exercícios conjuntos militares da Coreia do Sul/Estados Unidos dificultam o processo de paz da Península Coreana




A sociedade internacional espera ansiosamente que a corrente positiva da situação na Península Coreana se estenda a uma paz duradoura.

A fim de estabelecer um sistema de paz duradouro nesta região, todas as ações militares que são ameaçadoras para a contraparte devem ser interrompidas.

À medida que a tensão militar se agrava, a paz não será assegurada e o mal-entendido entre ambas as partes não será eliminado.

Em particular, é uma amostra da situação política mundial a situação da Península Coreana que está na parte central do nordeste da Ásia, onde as potências regionais estão concentradas.

O agravamento da situação nesta península asiática, que está em armistício, levará à instabilidade global e se estenderá até a eclosão da Terceira Guerra Mundial.

Por esta razão, na reunião e cimeira histórica fala RPDC-EUA, realizada em Cingapura, os dois lados concordaram em suspender militar conjunta exercícios EUA-Coreia do Sul enquanto o diálogo marche de boa-fé com os outros para estabelecer a sistema de paz duradouro na Península da Coreia.

Também na Cúpula Norte-Sul em Pyongyang, ambos os lados se comprometeram a estender-se a relações hostis militares na zona desmilitarizada e em outros lugares confrontados com a eliminação real do perigo de guerra e as relações hostis em todo o território coreano e reflete-se principalmente na Declaração Conjunta de Setembro de Pyongyang.

O fato mostra que todos os negociadores reconhecem oficialmente o grande sentido da cessação das ações militares na preservação da paz e segurança da Península Coreana e do resto da região e do mundo.

Se alguma ameaça física for criada na Península da Coreia no processo de negociação, a atmosfera de diálogo preparada com grande dificuldade será quebrada e tudo será devolvido ao tempo passado.

O problema dos exercícios de guerra torna-se a pedra de toque que determina a posição sobre a paz ou o confronto.

Agora todo mundo está olhando com muito cuidado a atual situação da Península Coreana e a perspectiva de seu desenvolvimento.

Os protagonistas de manutenção da paz na Península Coreana, os dois lados coreanas devem interromper de exercícios de guerra militares com forças estrangeiras, que geram tensão militar e confrontos armados, e estabelecer, sem falhar um sistema de paz duradoura.

Da KCNA