No informe dos trabalhos do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia apresentado no VII Congresso do PTC, o Marechal Kim Jong Um esclareceu que o partido lutará com dinamismo pela vitória da causa da independência do mundo.
Durante este período que revisamos, se produziu uma grande mudança na estrutura política mundial e as relações de forças e o ambiente internacional da Revolução Coreana era muito complicado.
Ainda em meio as severas circunstâncias e a complexa situação internacional, o PTC desenvolveu as enérgicas atividades exteriores de princípios exaltando a dignidade da pátria e fortalecendo a posição internacional e a influência da República.
O Marechal destacou que a realização da independência do mundo é a aspiração comum da humanidade e a tarefa histórica da época e elucidou as tarefas para realizá-la.
Para materializar esta causa mundial todos os países e nações devem manter a independência com a bandeira da independência anti-imperialista no alto.
O importante na luta contra o imperialismo é frear e frustrar as manobras de agressão e guerra dos EUA e seus satélites e defender a paz e a segurança do mundo.
É necessário construir um novo mundo pacífico ao desenvolver com energia a luta para dissolver os blocos militares agressivos que produzem a confrontação militar e a guerra e retirar as bases militares agressivas ocupantes em outros países.
Todos os países e nações aspirantes à independência não devem alimentar nenhuma esperança nem ilusão enquanto a artimanha de dupla moral e a “ajuda” enganosa dos imperialistas, mas manter o espírito Juche e a nacionalidade.
A humanidade progressista do mundo tem que lutar ativamente para realizar a justiça internacional sem distinção das diferenças de critérios políticos, crenças religiosas e desenvolvimento econômico e cultural.
É necessário lutar para rechaçar a coação, a arbitrariedade, a pauta de dupla moral e a injustiça dos imperialistas que pisoteiam a soberania e o direito à vida do país e da nação e para assegurar a imparcialidade nos problemas internacionais incluindo o antiterrorista, o de conflito e o ambiental.
Há que se desenvolver vigorosamente a luta para defender e levar adiante vitoriosamente a causa socialista.
Ademais é importante intensificar e desenvolver o Movimento dos Não Alinhados.
A independência, a paz e a amizade tornam-se o invariável ideal da política exterior do PTC e a posição fundamental a ser mantida na luta para realizar a causa da independência do mundo.
No futuro também tomaremos o ideal acima mencionado como guia das atividades exteriores e nos esforçaremos muito para ampliar e desenvolver as relações de boa vizinhança, amizade e cooperação com vários países do mundo que respeitam a soberania do nosso país e nos tratam amistosamente, para defender a paz e a segurança da região e para realizar a independência do mundo.
O PTC e o governo da República marcharão diretamente seguindo a invariável rota da independência, do Songun e do socialismo, independentemente da mudança da situação e das relações entre os países vizinhos e cumprirão o papel de vanguarda na luta para realizar a independência do mundo como defensores da independência e da justiça.
A República deve desenvolver as relações exteriores de acordo com a digna posição da potência da independência e a nuclear com alto prestígio.
Há que se manter firmemente os princípios revolucionários e a posição independente.
Nosso Partido e o governo da República acabarão na raiz o perigo da guerra nuclear imposto pelos Estados Unidos, baseando-se em seu poderoso dissuasivo nuclear e lutarão para defender a paz da região e do resto do mundo.
Como já esclareceu, a RPDC, como responsável país possuidor de armas nucleares, não será a primeira a usar as armas nucleares se as agressivas forças hostis não violam com seus artefatos nucleares nossa soberania, e se esforçará para realizar a desnuclearização do mundo executando com sinceridade seu dever de não proliferação nuclear assumido ante a sociedade internacional.
Se unirá e cooperará com o grande poder de atração e magnanimidade com todos os países e nações aspirantes à independência e amantes da justiça sem consideração às diferenças de ideias e regimes.
Melhorará e normalizará as relações com países que respeitam a soberania do nosso país e nos tratam amistosamente ainda que no passado tenha mantido relações hostis com nosso país.
O PTC lutará com energia no futuro também pela vitória da causa da independência do mundo unindo-se firmemente com os povos de todos os países que defendem a independência erguendo a bandeira do socialismo e da independência anti-imperialista.
Da KCNA