segunda-feira, 15 de abril de 2013

A classe operária deve ser a unidade medular na luta pela transformação de toda sociedade segundo a ideia Juche



A classe operária deve ser a unidade medular na luta pela transformação de toda sociedade segundo a ideia Juche *

 
Discurso pronunciado pelo Marechal Kim Il Sung no VI Congresso da Federação Geral dos Sindicatos da Coreia

30 de novembro de 1981


Camaradas: 



O VI Congresso da Federação Geral dos Sindicatos da Coreia efetua com êxito seu trabalho, despertando uma imensa esperança e interesse na classe operária e no resto das massas trabalhadoras de nosso país. O Partido e o povo lhes felicitam efusivamente desejando-lhes êxitos de todo o coração.

Este Congresso é um conclave de significação histórica na batalha por impulsionar a construção socialista do país e transformar toda a sociedade de acordo com a ideia Juche. Demonstrará em ampla escala, perante o mundo inteiro, o poderio da classe operária coreana, unida com solidez em torno do Partido, e seu elevado espírito revolucionário, assim como exortará a ela e ao resto das massas trabalhadoras a incorpora-se com entusiasmo a obra pela transformação de toda a sociedade em consonância com a ideia Juche.

Estou muito satisfeito de que os trabalhos do Congresso se efetuam com êxito graças ao elevado entusiasmo político e a participação ativa dos companheiros delegados; permitam-me saudar calorosamente o VI Congresso da Federação Geral dos Sindicatos da Coreia.

Até agora, sob a acertada direção de nosso Partido, a Federação tem cumprido com honra a nobre missão e as difíceis tarefas assumidas perante este e a revolução. Como poderosa organização educadora das massas, dirigida por nosso Partido, formou na consciência revolucionária aos seus membros, os aglutinou com firmeza em torno deste e os mobilizou com pujança para o cumprimento das tarefas revolucionárias que lhes indicara o Partido.

Graças a seus incansáveis esforços para criar uma maior consciência revolucionária e de classe operária nas massas trabalhadoras, se produziu uma mudança transcendental nos aspectos ideológico e espiritual dos operários e dos membros da Federação. Todos tem por sua fé inabalável a ideologia revolucionária de nosso Partido, a ideia Juche, e, com elevados sentimentos de lealdade ao Partido, se dedicam com todo seu ser ao trabalho de levar ao triunfo a causa revolucionária do Juche. Hoje em nossa classe operária reina o ambiente de apreciação maior dos interesses da sociedade e do coletivo que os individuais, de trabalhar e viver de maneira revolucionária como corresponde a um país revolucionário, em uma época de luta.

No período transcorrido a Federação tem sustentado bem alta a tocha do Movimento Chollima, acendida pelos operários de Kangson, e o levou a cabo com dinamismo entre as massas trabalhadoras trazendo um relevante aporte a construção socialista do país. Com elevada fidelidade ao Partido e a revolução, nossa classe operária avançou dinamicamente com o ímpeto de Chollima redobrado pela batalha da velocidade, logrando vitória após vitória na revolução e na construção em seu conjunto. Em virtude dos abnegados esforços da nossa heroica classe operária, em todos os rincões da terra pátria se registraram prodígios e inovações, se ergueram obras monumentais, e o poderio do país ganhou mais força.

Valorizo em alto grau as sobressalentes proezas realizadas por nossa classe operária e os integrantes da Federação perante a Pátria e o povo; permitam-me expressa-los meu mais cálido agradecimento por seu abnegado empenho e trabalho criador com que tem consolidado e desenvolvido o regime socialista de nosso país e tem dado prova da potência combativa da classe operária coreana e da honra da Coreia do Juche.

Camaradas:

Hoje em dia, a construção socialista de nosso país se desenvolve a muito elevado ritmo e nossa revolução entra em uma nova etapa de seu desenvolvimento.

O VI Congresso do Partido do Trabalho da Coreia apresentou o grandioso programa de transformar toda sociedade em correspondência com a ideia Juche.

Esta é a tarefa geral da nossa revolução, a obra histórica que a classe operária deve levar a cabo com responsabilidade. Poderá cumprir sua histórica missão, só quando emancipe as massas do povo trabalhador de todo tipo de dominação e subjugação e lhes garanta de fato a independência, mediante a transformação de toda a sociedade segundo a ideia Juche.

A classe operária é a classe dirigente de nossa revolução e seu contingente medular destinado a levar adiante a causa da transformação de toda a sociedade segundo a ideia Juche. A margem de seu papel diretor e suas atividades como contingente medular não é possível fazer progredir nossa revolução nem lograr que esta causa chegue a triunfar.

Totalmente consciente de sua missão histórica, a classe operária deverá esforçar-se com ousadia para dar culminância a empresa de transformar toda sociedade em correspondência com a ideia Juche.

Com o fim de conquistar esses objetivos é indispensável impulsionar com vigor as três revoluções: ideológica, técnica e cultural. Só assim poderemos conquistar com êxito as fortalezas ideológica e material do comunismo, convertendo a todos os membros da sociedade em comunistas de tipo Juche e imprimindo o modo de ser da classe operária em todos os âmbitos da vida social.

Impulsionar com dinamismo as três revoluções é a tarefa principal da Federação. Erguendo a bandeira destas revoluções temos que desenvolvê-las de modo enérgico para produzir um crescimento ininterrupto em todos os setores da construção socialista.

A Federação deve lograr cabalmente que seus membros e demais operários adquiram uma maior consciência revolucionária mediante a intensificação da revolução ideológica.

O fundamental nesta revolução é dota-los solidamente com a ideia revolucionária de nosso Partido, com a ideia Juche.

Ela é a invencível ideia revolucionária, criada e corroborada sua justeza na batalha por garantir a soberania das massas do povo trabalhador; é a guia diretriz que tem de ser mantida de modo invariável na obra por transformar toda a sociedade de acordo com a ideia Juche. A classe operária deverá adota-la sempre como a única ideia diretora na luta revolucionária e no trabalho construtivo, pensar e atuar conforme a seus postulados.

Intensificando o estudo da ideia Juche, a política do Partido e as tradições revolucionárias, deve assimilar até a perfeição a concepção jucheana da revolução e lutar com abnegação por defender a pureza desta ideologia e por sua vitória total. Os operários e os membros da Federação, com a atitude de encarregados da revolução, deveram manter de modo invariável a posição independente e criadora e cumprir com responsabilidade suas tarefas revolucionárias demonstrando a plenitude o espírito revolucionário de apoiar-se nos próprias esforças.

Os operários devem possuir uma firme consciência de classe revolucionária.

A realidade de hoje, quando pela mudança de gerações o grosso das fileiras da classe operária é constituída pela nova geração, que não experimentaram provas revolucionárias, exige desenvolver com mais energia o trabalho para elevar a consciência de classe e revolucionária dos operários. Sem eleva-la de forma sistemática não é possível seguir fazendo avançar a revolução nem defender suas conquistas.

A classe operária, bem consciente de sua missão classista e seu dever fundamental, tem de odiar de modo implacável a classe e o regime exploradores e manter com firmeza sua posição classista e seus princípios revolucionários em qualquer circunstancia por difícil e complicada que seja.

A situação atual da revolução é muito complicada; os imperialistas e os inimigos de classe intensificam cada dia mais as manobras subversivas e de sabotagem. Os operários e os membros da Federação devem fortalecer ainda mais a vigilância revolucionária, lutar com decisão contra a penetração ideológica e cultural dos imperialistas e seus atos subversivos e de sabotagem, trabalhar e viver de modo combativo mantendo-se em um estado de alerta e mobilização permanente.

Os operários e os membros da Federação devem amar o trabalho e participar nele conscientemente.

O amor ao trabalho é uma das qualidades mais importantes do comunista. Só quem trabalhe de modo consciente para a sociedade e o coletivo e se forje de maneira revolucionária neste trajeto pode ser um verdadeiro comunista. Os operários e os membros da Federação, considerando o trabalho como algo digno e honroso, devem participar nele com entusiasmo, observar com consciência a disciplina do trabalho e trabalhar com afã para cumprir pontualmente todas as tarefas produtivas que lhes foram atribuídas.

Os bens comuns do Estado e da sociedade são valiosos patrimônios criados a custa do sangue e do suor das massas do povo trabalhador e precioso recurso para a prosperidade da Pátria e a felicidade do povo. Os operários e os membros da Federação, com a elevada consciência de que são os encarregados da economia do país, tem que manter com esmero suas máquinas, oficinas e fábricas, apreciar e cuidar o melhor possível de todos os recursos do país, sejam grandes ou pequenos. E combater com rigor as tendências a negligenciar e defraudar os bens comuns do Estado e da sociedade.

Que todos os integrantes da sociedade se ajudem e guiem uns aos outros no trabalho, no estudo e na vida, sobre a base do principio coletivista comunista “Um por todos e todos por um!”, é uma exigência inerente a sociedade socialista e comunista. Os operários e membros da Federação devem eliminar de conjunto o individualismo e o egoísmo, vestígios da velha sociedade, e adquirir o hábito comunista de amar e ter em estima a organização e o coletivo, trabalhar com total abnegação em proveito dos interesses da sociedade e do povo, do Partido e da revolução.

A Federação deve mobilizar com vigor a seus filiados e aos demais operários frente à revolução técnica.

Dar um forte impulso à revolução técnica criadora a possibilidade de assegurar melhores condições para uma vida independente e criadora dos trabalhadores, já emancipados da exploração e da opressão, e levar a feliz termo a obra de transformação de toda a sociedade segundo a ideia Juche. Representa, ademais, uma importante garantia para a adequação da econômica as características nacionais, sua modernização e fundamentação científica e a conquista com rapidez das 10 metas da perspectiva da construção econômica socialista.

A revolução técnica é uma obra para e das massas produtoras. Nossos operários, técnicos e filiados aos sindicatos, com alta consciência de que são seus encarregados diretos, devem desenvolver com vigor o movimento de inovação técnica e de invenção. Aplicando sem reserva seus conhecimentos e talentos tem que modificar tecnicamente as máquinas e equipamentos existentes, inventar e produzir muitos outros modernos para elevar de modo sistemático o nível de desenvolvimento técnico da economia nacional, assim como introduzir em ampla escala as últimas conquistas da ciência e da tecnologia para dar um forte impulso à mecanização, automatização e a aplicação do controle remoto nos processos produtivos.

Na revolução técnica é importante fortalecer a cooperação criadora entre os operários, cientistas e técnicos. A combinação adequada das abundantes experiências das grandes massas produtoras e os conhecimentos dos cientistas e técnicos permite obter relevantes êxitos no desenvolvimento tecnológico. Os operários, cientistas e técnicos, com elevado espírito de colaboração e camaradagem, devem realizar inovações técnicas coletivas em todos os setores da economia nacional.

Assim mesmo, devem combater com energia o misticismo perante a técnica, o conservadorismo e o empirismo que freiam o progresso tecnológico, pensar e atuar com audácia na renovação técnica. Desta maneira, romper com as caducas normas técnicas e capacidades nominais e criar sem cessar novas normas e recordes em todos os ramos da econômica nacional.

A Federação estimulará com entusiasmo a revolução cultural entre seus membros e os operários.

A revolução cultural é uma das missões principais da classe operária e das organizações sindicais. Só levando-a a cabo será possível erradicar o atraso cultural, legado pela velha sociedade, criar uma sociedade socialista e comunista e formar os trabalhadores como comunistas integralmente preparados.

Hoje, uma importante tarefa da revolução cultural é elevar de modo sensível o nível técnico e cultural dos trabalhadores. A época atual é uma época da ciência e da tecnologia e todos os processos da produção moderna são precisamente processos tecnológicos. A menos que se conheça a ciência e a tecnologia modernas será impossível aumentar com rapidez a produção e impulsionar com vigor a revolução técnica.

Os operários e os membros da Federação devem ser aplicados no estudo sem se importar com momento e lugar, considerando-o seu primeiro dever revolucionário, elevar o nível técnico e de qualificação mediante ao melhoramento da divulgação dos conhecimentos científico-técnicos e de cursos de capacitação e assimilar a perfeição os conhecimentos específicos e técnicos do seu setor. Fieis a orientação do Partido com respeito à intelectualização de toda a sociedade, devem incorporar-se nos institutos superiores de fábricas ou outros centros pertencentes ao sistema de ensino sem separar-se do trabalho e estudar com afã para adquirir em um futuro próximo conhecimentos gerais, assim como científicos e técnicos modernos similares aos graduados da escola superior especializada ou da universidade.

É preciso implantar uma perfeita cultura produtiva e de vida em todos os setores. Os operários e os membros da Federação devem pôr grande empenho em criar um ambiente de higiene da produção nas fábricas, implantar uma rigorosa disciplina e ordem na produção e melhorar a qualidade e a apresentação dos produtos. Têm que melhorar as condições culturais e higiênicas das ruas, bairros, vivendas e instalações culturais e mantê-las de forma adequada, assim como livrar-se dos hábitos de vida atrasados e levar uma vida sã com elevada preparação cultural e moral.

Para cumprir eficazmente sua missão histórica, a classe operária tem que fortalecer a aliança com o campesinato e imprimir-lhes de forma consequente seu modo de ser.

O campesinato é um aliado digno de confiança da classe operária e um dos destacamentos principais da nossa revolução. A vitória total do socialismo será factível só quando a classe operária intensificar sua direção e ajuda ao campesinato e o transmita suas características inerentes e assim culmine este processo em toda a sociedade.

A classe operária deve preparar de maneira firme ao campesinato com sua ideologia revolucionária e elevar-lhes com rapidez o nível técnico e cultural mediante a ampla divulgação de sua avançada cultura em áreas rurais. Ademais, tem que prestar maior assistência material e liberar o campesinato das tarefas difíceis. Desta maneira, tirar o campo do atraso ideológico, técnico e cultural, suprimir todas as diferenças classistas e construir uma sociedade sem classes, uma sociedade onde a vitória do socialismo seja total.

A Federação Geral dos Sindicatos da Coreia é um assistente digno da confiança de nosso Partido, que defende a este no político e ideológico e luta por pôr em prática sua linha revolucionária.

O princípio supremo das atividades da Federação é ser fiel sem limites a nosso Partido e apoiar com firmeza sua ideologia e direção.

Deve implantar de forma cabal em suas fileiras o sistema de ideologia única do Partido, ser fiel a direção deste e estabelecer de modo consequente um regime de trabalho e um clima revolucionário de executar incondicionalmente e até o fim sua linha e orientações.

Assim mesmo, tem que aglutinar com força as amplas massas trabalhadoras de diversas classes e setores em torno do Partido através da elevação de sua preparação político-ideológica, e orienta-las a segui-lo até o fim e defende-lo resolutamente contra vento e maré.

As organizações sindicais devem intensificar a direção sobre a atividade orgânica de seus membros. Só por esta via pode faze-lhes conservar com dignidade a vida política. Devem implantar um estrito sistema para dirigi-la, assim como regulariza-la e procurar que todos os integrantes da Federação participem nela de forma honesta, com elevada concepção de organização, forjando-se de modo revolucionário.

Uma tarefa importante da Federação é desenvolver com dinamismo movimentos massivos sob a direção do Partido. Incorporando amplamente a seus militantes em diversas formas destes movimentos, as organizações sindicais têm que educa-loss e transforma-los em comunistas e mobiliza-los com energia para o cumprimento das tarefas políticas e econômicas planejadas pelo Partido.

O Movimento pela obtenção da bandeira vermelha das três revoluções é um poderoso movimento massivo tendente a transformar as pessoas em comunistas e impulsionar a um ritmo acelerado a construção econômica socialista por meio do desenvolvimento vigoroso das revoluções ideológicas, técnicas e científicas. As organizações sindicais devem conseguir que os operários e seus membros participem ativamente neste movimento e desempenhem um papel medular nas três revoluções, erguendo bem alto a consigna combativa: “Materializemos as exigências do Juche na ideologia, na técnica e na cultura!”.

Desenvolver com energia o Movimento para seguir o exemplo dos heróis no anonimato é uma importante orientação de nosso Partido na época atual. As organizações sindicais têm de libera-lo de modo substancial para que seus integrantes se consagrem a Pátria e ao povo com infinita fidelidade ao Partido e a revolução, com o espírito revolucionário de apoiar-se em suas próprias forças e de trabalhar com afã desafiando as dificuldades.

Devem desenvolver com dinamismo o movimento de emulação socialista e outros diversos movimentos para realizar trabalhos úteis de modo que os operários e os membros da Federação trabalham sempre com um elevado entusiasmo revolucionário e aportem maiores benefícios a economia do país.

As organizações sindicais têm de incorporar de forma ativa a seus membros e aos operários, donos da economia socialista, à administração empresarial e estimula-los a preparar com ímpeto na magna obra pela construção socialista. Deste modo, conduzi-los a aplicar com maior eficiência o sistema de trabalho Dean em todos os ramos da economia nacional e produzir um novo auge revolucionário em todas as frentes da construção socialista.

Reunificar a Pátria dividida é o fim supremo de todo o povo coreano e a tarefa revolucionária mais importante que enfrentam hoje a classe operária e o resto das massas trabalhadoras de nosso país.

Devido à ocupação do Sul da Coreia pelo imperialismo ianque e as manobras dos divisionistas para fabricar “duas Coreias”, nosso país esta divido há 36 anos e o perigo de divisão permanente da nação se incremente cada dia mais. Devemos reunificar a Pátria, o mais rápido possível, para impedir a perpetuação da divisão nacional e garantir o desenvolvimento unificado do país.

Em apoio ao novo projeto de reunificação da Pátria, levantado pelo VI Congresso de nosso Partido, toda a classe operária e demais setores do povo da Coreia devem mobilizar-se em uníssono na sagrada luta por reunificar a Pátria através da fundação da República Confederada Democrática de Koryo.

O principal obstáculo para a reunificação da Pátria reside na ocupação da Coreia do Sul pelo imperialismo ianque e suas manobras para criar “duas Coreias”. A classe operária e o resto dos setores do povo coreano tem que combater ativamente para expulsar as agressoras tropas dos imperialistas ianques do Sul da Coreia, alcançar a libertação nacional a escala de todo país e frustrar as intrigas desses imperialistas direcionadas a fabricar “duas Coreias”.

Com a finalidade de alcançar a reunificação independente e pacifica da Pátria, é necessário erradicar a dominação militar fascista e levar a cabo a democratização da sociedade no Sul da Coreia. A classe operária sul-coreana deve alçar-se com ousadia na luta por alcançar este objetivo e, à vanguarda da luta antifascista pela democratização, conduzir com vigor as amplas massas populares à justa batalha patriótica.

Apoiar e respaldar esta patriótica luta da classe operária e da população da Coreia do Sul constitui um sagrado dever nacional de seus homólogos do Norte.  A classe operária desta parte da República não deve esquecer-se nem um momento da classe operária e patriotas da parte Sul que combatem sem dobrar-se, derramando seu sangue nas duras condições da despótica ditadura militar fascista, pela causa da democracia e a reunificação da Pátria, e fazer tudo o que esta a seu alcance para prestar-lhes um ativo apoio e respaldo em sua justa batalha.

A reunificação da Pátria é a causa comum da nação, que pode ser alcançada só com a união de suas forças. Todos os compatriotas coreanos residentes no Norte, no Sul e no ultramar, por cima das diferenças de ideologia, regime, filiação partidária e credo político, devem formar uma grande frente unida nacional e combater em uma apertada aliança sob a bandeira da reunificação da Pátria.

A causa revolucionária da classe operária é de caráter internacional e a revolução coreana forma parte da revolução mundial. Imprimir maior vigor as forças revolucionárias internacionais e proteger a solidariedade com elas representa uma garantia importante para adiantar a vitória da revolução coreana e fazer avançar triunfalmente a revolução mundial.

Nossa classe operária e a Federação dos Sindicatos devem esforçar-se por lograr uma firme unidade com a classe operária de todos os países que lutam pela paz, a democracia, a independência nacional e o socialismo, e fortalecer a solidariedade com as forças revolucionárias internacionais.

Ademais, devem apoiar e respaldar de forma ativa a sagrada causa dos povos dos países emergentes que se esforçam por construir uma nova sociedade, prosperar, levantando as bandeiras do anti-imperalismo e da independência, e seguir promovendo a cooperação, camaradagem e a solidariedade com classe operária dos países socialistas que lutam contra o imperialismo e pela construção do socialismo e do comunismo.

Devem estreitar a solidariedade com a classe operária dos países capitalistas que combatem a exploração e a opressão do capital e pelo direito a existência e a liberdade democrática, e apoiar e respaldar com energia aos povos de todos os países em sua batalha pela independência e a soberania nacional.

Levar adiante as relações de amizade e cooperação entre as organizações sindicais e os grêmios operários de distintos países do mundo reveste-se de suma importância para fazer avançar o movimento operário internacional e fortalecer as forças revolucionárias mundiais. A Federação Geral dos Sindicatos da Coreia deve promover visitas e intercâmbios e estreitar os laços de amizade com os sindicatos, grêmios operários de diferentes nações e as organizações internacionais da classe operária para dar um ativo aporte ao desenvolvimento do movimento operário internacional e a revolução mundial fazendo ainda mais forte o apoio e a solidariedade internacionais com nossa revolução.

Camaradas:

Hoje nosso Partido e nosso povo enfrentam a histórica tarefa de dar um vigoroso impulso à revolução e a construção para conquistar, quanto antes, a vitória total do socialismo e a reunificação da Pátria e culminar a causa revolucionária do Juche.

Nossa causa revolucionária do Juche é justa, e lutar com abnegação por seu triunfo é a missão gloriosa da classe operária. Nosso Partido e nosso povo depositam uma imensa esperança na classe operária para ergue-la. Os operários e os membros da Federação têm de lutar com tenacidade, consagrando todo seu entusiasmo, a causa da culminação da luta revolucionária do Juche, e avançar com maior rapidez vencendo todas as dificuldades.

Sempre triunfará nossa classe operária que convencida da justeza revolucionária de sua causa, marchará com passos firmes sob a correta direção do nosso Partido.

Espero que nossa heroica classe operária e os membros da Federação, levantando a bandeira revolucionária da ideia Juche e unidos compactamente ao redor do Comitê Central do Partido, avancem com mais energia face à vitória definitiva desta causa.




* Tradução baseada na edição em espanhol do volume 36 das Obras de Kim Il Sung publicado, em 1990, em Pyongyang.