quarta-feira, 27 de junho de 2012

Começam as mudanças para os apartamentos de Changjon



No final do mês de junho, começaram as mudanças para os apartamentos recém-construídos da Avenida Changjon. Como noticiado pela agência de notícias da RPDC, KCNA, o dia 22 de junho testemunhou diversos caminhões de mudanças e festas de comemorações de cidadãos que recebiam gratuitamente os luxuosos apartamentos.

A senhora Pak Hye Yong, operária da Fábrica de Malhas de Pyongyang, olhou admiravelmente o interior da nova casa onde moraria. Além dela, vários outros operários, intelectuais e cientistas que receberam as casas, apareceram para verificar as novas moradias recebidas. O senhor Cha Myong Uk, veterano de guerra, disse à KCNA: “Sinto-me grato ao respeitado camarada Kim Jong Un, que deu grande atenção à construção da Avenida Changjon para dar ao povo melhores condições. Muito obrigado, camarada Kim Jong Un. De fato, é inimaginável numa sociedade capitalista, onde o dinheiro significa tudo, que pessoas normais do povo trabalhador tenham acesso a casas como essas, livres de impostos. Tais são as enormes vantagens do nosso sistema socialista, centrado nas massas”.

Ri Sang Chol, operário do Birô de Orientação de Tráfego de Pyongyang, disse: “Minha família foi recebeu um dos novos apartamentos sob o amor do querido e respeitado Kim Jong Un, que é idêntico ao Presidente Kim Il Sung e ao dirigente Kim Jong Il. Não fui de grande ajuda para o país. Mas, Kim Jong Un, que trata os operários preferencialmente, prestou um enorme favor a mim, um trabalhador regular. Muito obrigado, camarada Kim Jong Un”.

As senhoras Kim Jong Sun (46), Ri Sun Hui (55) e Kim Myon Sun (51) também se mostraram agradecidas e felizes com os novos apartamentos recebidos.

Pal Pyong No, outro veterano de guerra, disse: “Já recebi novas casas do Estado, várias vezes. Mas esta nova casa, moderna, foi oferecida à minha família de novo. Tal fato jamais poderia acontecer numa sociedade capitalista. Penso que somente nosso país dá prioridade à classe operária e ao povo trabalhador”.

Nam Sung Guk, chefe da sessão do Birô de Construção Civil no Exterior, disse: “Os preços das casas aumentam sem parar nos países capitalistas ocidentais. Nos Estados Unidos, o preço médio de um apartamento está agora em cerca de 177 mil dólares. Muitas pessoas vivem agora nas ruas. Tal fato me faz ver as claras vantagens do nosso sistema socialista”.

No dia 26 de junho, o senhor Kim Song Dok, vice-presidente do Comitê Popular da Cidade de Pyongyang, foi entrevistado pela agência coreana central de notícias sobre a construção da Avenida Changjon. Segundo ele, a Avenida Changjon representa a vontade de Kim Jong Un de construir uma nação prospera a qualquer custo. Continuando, disse que os Estados Unidos e as forças aliadas contra a RPDC estão querendo sufocar a RPDC a todo custo, por meio de pressões militares, políticas e econômicas – a situação econômica do país ainda está difícil por conta das sanções e do bloqueio das forças hostis. Ressaltou que a agricultura do país foi severamente afetada por uma seca devastadora. Contudo - prosseguiu -, o povo da RPDC jamais baixou a cabeça diante das dificuldades e seguirá firme na construção do melhor modelo de socialismo que já existiu, assim como no fortalecimento da unidade monolítica entre o Partido, o Povo e o Líder.