terça-feira, 15 de novembro de 2011

O estudo da Ideia Juche no mundo

Em abril de 2012, Pyongyang, capital da República Popular Democrática da Coreia, será sede de uma conferência mundial da Idéia Juche, teorizada pelo Presidente Kim Il Sung, e enriquecida e desenvolvida pelo Dirigente Kim Jong Il. Tal idéia esclareceu de maneira científica que o homem ocupa uma posição protagonista no mundo e desempenha papel decisivo na transformação deste e, sobre a base disso, ilumina o caminho para forjar seu destino com suas próprias forças.

Tal idéia foi concebida por Kim Il Sung em pouco mais de dez anos depois de empreender a luta pela libertação do país nos anos 20, época em que a Coreia ainda vivia sob a ocupação militar do imperialismo japonês. Orientado pela Idéia Juche, o povo coreano, outrora escravo colonial, converteu-se em dono digno de um grande Estado socialista, soberano e independente.

Kim Jong Il, com a apaixonada investigação teórica e ideológica, aprofundou, desenvolveu e sistematizou a Idéia Juche, transformando-a numa idéia diretriz da revolução coreana e da causa da independência da humanidade. A Coreia Socialista, que a tem como ideologia diretriz, defendeu com êxito o socialismo nas mais difíceis condições em que se encontrava por conta do cerco imperialista e, nos dias de hoje, leva a cabo a construção de uma grande potência socialista. A causa da independência da humanidade avança sem reveses a despeito da arbitrariedade dos Estados Unidos, autodenominados como “única superpotência mundial”.

O estudo e a divulgação da Idéia Juche foi iniciada por indivíduos isolados no mundo e, aos poucos, seu estudo foi se popularizando no mundo. Em abril de 1969, foi organizado um grupo de estudos das obras do camarada Kim Il Sung por professores e alunos de uma instituição de ensino superior em Mali e, posteriormente, muitas organizações para o estudo do Juche foram criadas no mundo. Em abril de 1977, uma organização nacional para o estudo do Juche foi fundada no Líbano. Quase que simultaneamente a esse último acontecimento, o estudo e a divulgação da mesma começou a se revestir de um caráter internacional.

O Simpósio Científico Internacional sobre a Ideia Juche, efetuado em Atenanarivo, capital de Madagascar, constatou a necessidade de se criar uma instituição acadêmica internacional para fomentar o estudo, a divulgação, e a aplicação da mesma. Em 1977, teve lugar em Pyongyang um seminário internacional sobre a Idéia Juche, o qual, refletindo a vontade unânime dos participantes do evento de se fundar um instituto internacional da Ideia Juche, estabeleceu um comitê organizativo, pondo-o em ação. Como resultado, em abril de 1978 foi fundado o Instituto Internacional da Ideia Juche.

Outras associações semelhantes ao IIIJ também foram sendo fundadas: o Instituto Asiático da Ideia Juche, em setembro de 1980, o Instituto Regional Africano para o Estudo da Idéia Juche em abril de 1985 e a Associação da Região Européia para o Estudo da Ideia Juche em outubro de 1985. Na América Latina, desde 1978 existe um instituto continental da Ideia Juche.

Nos dias de hoje, há no mundo mais de mil grupos de estudo, vinte e sete comitês nacionais, quatro organismos continentais e o IIIJ formando um ordenado sistema piramidal.

As organizações mencionadas realizaram ativamente seminários sobre a Ideia Juche. Só nos anos 80 foram realizados simpósios sobre a mesma a nível mundial em Nova Delhi, India, em Lisboa, Portugal, em Viena, na Áustria, em Atenas, na Grécia, e em Pyongyang, Coréia, treze seminários continentais e mais de cem seminários nacionais em trinta e seis países. Nos anos 1990, foram realizados dois seminários internacionais, mesmo em circunstâncias complexas por conta da queda do socialismo nos países europeus ocidentais.

Nos anos 2000 tiveram lugar mais de trezentos simpósios sobre a Ideia Juche em mais de quarenta países, em 2002 foi realizada a conferência mundial pela causa da independência no século XXI em Colombo, capital de Sri Lanka, e em 2011 tivemos simpósios sobre a Ideia Juche em vários países e regiões.

Em março de 2011, os assistentes do Seminário Nacional sobre a Ideia Juche em Bangladesh tomaram a iniciativa de convocar no ano de 2012 uma conferência mundial sobre a Ideia Juche, a qual ganhou entusiástica simpatia de muitas organizações e entidades jucheanas.

A causa da humanidade avançará triunfalmente sob o banner do Juche.